quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Transporte aéreo ultrapassa modal marítimo

 

O freight forwarding aéreo cresceu quase o triplo da via marítima no primeiro semestre deste ano, segundo a consultoria Transport Intelligence. A instabilidade do mercado de embarcações, seguida pela a diminuição dos volumes no ano passado resultou em alta de 38% do modal aéreo em relação ao mesmo período do ano passado. O mercado marítimo expandiu-se em apenas 13%, comparado com os níveis de 2009.

 

Os dados mostram que as mudanças no mercado logístico internacional levou transportadores aéreos e marítimos à redução de capacidades, pressionando exportadores e provedores de serviços a arcar com custos maiores por embarques.

 

O incremento em volumes deste ano antecede uma baixa de 23% no mercado em 2009 e uma pequena recuperação em 2008, segundo estudos da Transport Intelligence.

 

Ainda de acordo com a pesquisa, "Neste ano, forwarders que passaram pela crise no último semestre agora encaram um ambiente de altas demandas e baixas capacidades, no qual o lucro bruto acaba sendo prejudicado".

 

O estudo apresenta a perspectiva de que o mercado se estabilize, com menores taxas de crescimento e volatilidade. "O aumento em volumes observado nos primeiros seis meses do ano foi causado por uma correção nos estoques da cadeia de suprimentos", disse o analista da Transport Intelligence, John Manners-Bell.

 

"Esperamos que os números sejam mais moderados no próximo semestre, seguido por um período de crescimento mais brando. Isso significa que, analisando o período com um todo, alguns dos mercados do modal aéreo e marítimo - notadamente na Europa - não retomarão os níveis pré-crise de 2008 até depois de 2013", completa Manners-Bell.

 

(aspas)

 

Fonte : Guia Marítimo, 18/08/2010

Nenhum comentário: