quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Camex inclui novos itens na lista de exceções do Mercosul

 

 

São paulo - O conselho de ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou ontem a inclusão de cinco novos itens na Lista Brasileira de Exceções à Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul. Entre os setores beneficiados está a indústria de brinquedos, uma vez que a alíquota de importação de peças e componentes para a fabricação de bonecos e demais produtos foi reduzida de 20% para 2%. "A medida foi tomada para revigorar o setor e para fazer frente à importação dessas mercadorias acabadas da Ásia", afirmou o secretário executivo da Camex, Helder Chaves.

 

Também foi aprovada a redução de 16% para 2% a alíquota de importação de simuladores de operações de perfuração e exploração de petróleo, para viabilizar a construção de um Centro de Treinamento em Rio das Ostras/RJpara formação de técnicos.

 

Além disso, para proteger a indústria doméstica, a Camex elevou de 14% para 28% a alíquota de uma mistura de isômeros utilizada na fabricação de espumas para estofados de automóveis e de zero para 14% a tarifa de importação de máquinas separadoras de ovos.

 

O colegiado também decidiu prorrogar até 30 de setembro a redução de 10% para 2% da alíquota de importação de sardinhas. Chaves afirma que, na semana que vem, a Camex deve aprovar a retirada da sobretaxa imposta à importação de cimentos mexicanos e venezuelanos por uma medida antidumping, mas apenas para a compra em estados da Região Norte. "A medida será tomada devido aos altos preços praticados na região", disse o secretário executivo.

(aspas)

Fonte : Jornal “DCI”, 18/08/2010

Nenhum comentário: