Brasília - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apreendeu 10,8 mil toneladas de fertilizantes nos primeiros seis meses de 2010, de um total de 314 mil toneladas fiscalizadas. De acordo com o Mapa, as apreensões se deram, principalmente, por problemas nos rótulos e na formulação dos produtos.
Segundo a Câmara Setorial de Insumos, que se reuniu hoje no ministério, no primeiro semestre deste ano foram vendidas 8,6 milhões de toneladas de fertilizantes, um aumento de 4,8% em comparação com o mesmo período de 2009. A produção nacional também aumentou no período, de 3,7 milhões de toneladas para 4,2 milhões de toneladas (+ 13,5%).
Apesar de a produção interna ter aumentado, as importações subiram num ritmo mais intenso, passando de 3,3 milhões de toneladas nos primeiros seis meses do ano passado para 5,9 milhões em 2010, um incremento de 78,7%.
“É bem tranquila a posição para o produtor, ao contrários dos dois anos anteriores”, afirmou Cristiano Walter Simon, presidente da Câmara Setorial de Insumos, se referindo à quantidade de insumos no mercado brasileiro.
(aspas)
Por : Danilo Macedo, para a Agência Brasil, 16/08/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário