quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Em retaliação aos EUA, México deve elevar tarifa sobre 99 produtos de importação

O governo mexicano divulgou hoje (18/8) uma lista de 99 produtos norte-americanos que terão as tarifas aumentadas, em retaliação à proibição de caminhões mexicanos em estradas dos Estados Unidos. As taxas variam de 5% a 15% e se aplicam a produtos como queijos, frutas, vinho, papel higiênico, suínos, milho e alguns manufaturados.

 

A retaliação veio após Washington cancelar um programa – lançado durante o governo George W. Bush – que previa a entrada gradual de caminhões mexicanos nos EUA, o que atualmente é proibido por motivos de segurança. Conforme prevê o Tratado de Livre Comércio entre México e EUA, a circulação de caminhões deve ser livre.

 

Empresários norte-americanos reclamam que a medida mexicana afetará milhares de empregos, enquanto políticos em Washington pedem para que o governo acabe com o impasse. "Estamos desapontados que o México tenha colocado taxações adicionais nos produtos norte-americanos", afirmou à agência Reuters o porta-voz do Departamento da Agricultura dos EUA. "Trabalharemos com o Congresso para resolver esse problema."

Para Dan Ikenson, da revista Forbes, o México está com a razão: “Os custos econômicos e políticos da retaliação mexicana sugerem que alguém terá de ceder. Pelo cenário atual, os mexicanos têm razão ao aumentar a temperatura da situação”, escreveu.

 

Mercado

 

As ações ligadas ao setor suíno subiram fortemente ao longo das últimas duas semanas na bolsa de valores de Chicago, refletindo a preocupação com as tarifas mexicanas. Em 2009 o México era o segundo maior importador da carne de porco norte-americana e comprou cerca de 400 mil toneladas de porco, ou 22% do total das exportações norte-americanas, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA.

 

(aspas)

 

Por :  Marina Terra, da Redação do Portal “Opera Mundi”, 18/08/2010

 

 

Nenhum comentário: