sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Governo quer importar algodão para atender a demanda interna

SÃO PAULO - O governo estuda uma forma de importar algodão com condições favoráveis para suprir o desabastecimento do produto no Brasil. A informação foi divulgada ontem pelo ministro da Agricultura Wagner Rossi após participar de reunião com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Miguel Jorge.

 

"Discutimos condições para uma eventual incorporação de algodão a fim de suprir uma pequena queda da produção e a venda antecipada do produto brasileiro para o exterior", disse. Ao sair do encontro, Rossi não deu mais detalhes a respeito das condições diferenciadas de importação do produto. Tampouco apresentou prazos para que a medida entre em vigor.

 

No início do ano, ao aproveitar a disparada dos preços no mercado internacional, os produtores de algodão fecharam vendas antecipadas para o exterior. Agora, a indústria têxtil nacional se vê sem matéria-prima para produzir. O maior problema, não é com a produção atual, mas com as encomendas para o fim do ano, quando a demanda aumenta por conta das festas de final de ano.

 

No encontro, Miguel Jorge e Rossi discutiram também sobre uma missão em conjunto para a Rússia. O maior interesse da viagem é o mercado de frango. Atualmente, 95% das vendas brasileiras de aves são carimbadas para a Europa e para os Estados Unidos, e o Brasil quer diversificar a venda para outros países.

 

Rossi informou ainda que a retomada da exportação de carne bovina para os Estados Unidos, que foi suspensa por conta da existência de vermífugo no produto acima dos padrões norte-americanos, será feita no início de setembro. Inicialmente, a projeção da volta das vendas era para o final de julho e, depois, para agosto.

 

O ministro da Agricultura relatou ainda que teve uma reunião com representantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) ontem. De acordo com Rossi, a Abiec está preocupada com a situação financeira dos pequenos e médios frigoríficos e pediu a formulação de uma política específica do governo para o setor.

(aspas)

 

Fonte : Jornal “DCI”, 12/08/2010

 

Nenhum comentário: