quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Maior navio da história do Porto de Santos chega nesta sexta-feira



MSC Laura, com capacidade para 6.750 Teus, escalará Suape hoje.


O terminal da Santos Brasil receberá nesta sexta-feira, dia 14, o maior navio da história a escalar o Porto de Santos, o MSC Laura, com capacidade para 6.750 Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). Porém, o armador não confirma ao Guia Marítimo se a embarcação chegará ao maior porto da América Latina com a capacidade completa.

Segundo a MSC, a embarcação passará hoje, dia 11, em Suape. Após Santos, o Laura, que integra o serviço NWC 1, escalará Buenos Aires, Rio Grande, Santos e Itaguaí antes de voltar para a Europa.

Até hoje, as maiores embarcações a atracar no cais do Tecon foram o Rio Blanco e o Rio de La Plata, ambos operados pela Hamburg Süd e com capacidade nominal para 5.905 Teus. O diretor de operações da Santos Brasil, Antonio Carlos Sepúlveda, afirmou ao Guia Marítimo que "assim que a dragagem terminar e o canal estiver com 15 metros de profundidade, receberemos navios para 8 mil Teus", referindo-se à obra de aprofundamento do porto.

O executivo disse que a licença ambiental é a parte mais complexa do empreendimento. "Acredito que até o final deste mês saia a licença", disse. Apesar do imbróglio envolvendo a assinatura para contratação da empresa vencedora da licitação da dragagem, Sepúlveda está otimista. "Nós estamos muito confiantes de que a dragagem comece neste ano".

A empresa, que recentemente atingiu a marca de 10 mil navios movimentados em seus três terminais (Santos, Vila do Conde e Imbituba), disse que a meta de movimentação este ano é de 1,08 milhão de Teus - "a maior parte em Santos", frisou. A capacidade de escoamento anual dos três terminais é de 1,8 milhão de Teus.

O diretor disse que receber navios dessa magnitude só é possível graças aos R$ 3 bilhões investidos no terminal nos últimos 10 anos. Os valores estão corrigidos pela inflação do período.

 

(aspas)

 

Fonte : Portal “Guia Maritimo” – 11/08/2009

 

Nenhum comentário: