sexta-feira, 23 de julho de 2010

Porto de Santos é destaque em projeto multimídia desenvolvido pela Santos Brasil

A operadora de contêineres Santos Brasil lança, hoje, o projeto multimídia chamado “O Porto de Santos e a História do Brasil”. O projeto destaca a importância histórica do porto, o maior da América Latina e responsável por 26% do comércio exterior brasileiro, além de valorizar o papel da Baixada Santista no desenvolvimento do país.

Desenvolvido em parceria com a Neotropica Editora Multimídia, o projeto foi criado para auxiliar professores do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio em sala de aula.

Foram 14 meses de trabalho, que envolveu historiadores, educadores, pesquisadores, entre outros profissionais, para o desenvolvimento de um amplo conteúdo histórico e cultural que deu origem ao DVD interativo (documentário), a um manual para os professores e a um mapa com referências históricas.

Todo o material mostra a história por trás dos diferenciais competitivos, da localização estratégica e das vantagens comerciais que transformaram o porto e a região do estuário de Santos em um elemento importante para o desenvolvimento do País.

Com o projeto, a Santos Brasil – cuja história começou no Estuário de Santos - espera contribuir com a educação de novas e futuras gerações sobre a importância que o Porto de Santos tem para o Brasil e para o mundo.

“Ao reviver a memória do Porto de Santos, este trabalho reconstrói a importância que a região teve, tem e terá nos caminhos de nossa história”, diz Antônio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil.

Material multimídia

A peça central do projeto é o documentário interativo em vídeo, produzido pela Lei de Incentivo à Cultura. Com 26 minutos de duração, o filme utiliza uma linguagem acessível ao jovem estudante e traz documentos iconográficos, imagens, biografias de personagens históricos e de grupos sociais que fizeram parte da história. Apresenta também os legados históricos que podem ser conhecidos e visitados na atualidade.

 

Para o melhor aproveitamento do material em sala de aula, um manual com dicas para o professor acompanha o DVD. O Guia de Referências Históricas, Turísticas e Culturais reúne os principais patrimônios construídos ao longo da história da região, com mapas de localização e breve descrição dos atrativos para visitação na Baixada Santista. O envio do material para as escolas será feito em parceria com as secretarias de Educação das cidades envolvidas – Santos, Guarujá, São Vicente, Cubatão e Bertioga. O projeto prevê ainda treinamento para multiplicadores das escolas da região.

O DVD poderá ser comprado em livrarias e lojas especializadas, localizadas na Baixada Santista e região metropolitana de São Paulo, e por meio do site do projeto (www.navegandopelahistoria.com.br). O Guia de Referências Históricas terá seu conteúdo disponibilizado para as secretarias de turismo das cidades do Estuário de Santos.

 

(aspas)

 

Fonte : Portal “Global On Line”, 23/07/2010

 

Nenhum comentário: