quarta-feira, 23 de junho de 2010

Alta demanda encarece preço de contêineres

 

Produção global de equipamentos deve chegar a 2 milhões de Teus até final do ano.

 

A produção global de novos contêineres deve chegar a 2 milhões de Teus até o final do ano, segundo estatísticas da consultoria Alphaliner. Se confirmado, o número ficará aquém do pico registrado em 2007, quando 4,2 milhões de Teus foram produzidos, computando capacidade global estimada em 5 milhões de Teus.

 

A escassez de contêineres atingiu níveis críticos, com as companhias marítimas culpando a demanda excepcionalmente alta que se desenvolveu desde o Ano Novo chinês em fevereiro. Com isso, os armadores e empresas de leasing de equipamentos correm para efetuar novas encomendas.

 

Porém, os preços dos novos recipientes subiram aos níveis mais altos registrados em quase 20 anos. O preço atual de um contêiner de 20 pés atingiu US$ 2.750 por unidade, em comparação a menos de US$ 2 mil computado no final do ano passado.

 

Mesmo com o aumento na produção, a demanda ainda ultrapassará a oferta para a temporada de pico atual, pois os fabricantes de equipamentos estão enfrentando dificuldades em estabelecer níveis de produção compatíveis.

 

Grande parte da capacidade de produção dos principais fabricantes foi cortada desde o final de 2008, com linhas de produção sendo fechadas e operações reduzidas. Embora a capacidade de produção anual dos dois maiores fabricantes - CIMC e Singamas - seja superior a 3,5 milhões de Teus, as duas companhias devem produzir apenas 1,35 milhão de Teus este ano.

 

(aspas)

 

 

Fonte : Guia Marítimo, 22/06/2010

Nenhum comentário: