quarta-feira, 18 de março de 2009

Estivadores de portos de todo o país podem paralisar atividades

Estivadores dos portos de todo país podem cruzar os braços em apoio aos trabalhadores avulsos do Rio de Janeiro que correm o risco de ficar desempregados, de acordo com o Sindicato dos Estivadores e Trabalhadores em Estiva de Minérios do Rio de Janeiro(SETEMRJ).

Segundo esta fonte, a decisão será tomada nesta quarta-feira, no encontro nacional da categoria, em Alagoas. Durante o evento, os sindicalistas pretendem denunciar supostas irregularidades cometidas pela Libra, que administra o Terminal Um do Porto do Rio e o descaso das autoridades com relação à questão dos trabalhadores avulsos.

Segundo o presidente do SETEMRJ, Antônio Xavier, há quatro meses a Libra deixou de requisitar estivadores avulsos para as operações de carga e descarga nos navios que atracam no seu terminal. No último dia 5 de março, a empresa se comprometeu perante a Justiça do Trabalho retomar as negociações com os estivadores avulsos.

Xavier diz, no entanto, que o compromisso não passou de uma manobra para ganhar tempo, já que nenhuma contraproposta foi apresentada após duas semanas de discussões. Ele afirma que a empresa está descumprindo a Lei 8.630 e por causa disso três mil trabalhadores avulsos estão ameaçados de desemprego.

(aspas)

Fonte : Diário de Pernambuco, (com informações da Agência O Globo), em 18/03/2009 e Joel Martins da CUSTOM.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é , já temos muits problemas na documentação com as minúcias do Siscarga, na eminência de greve operacional destes senhores, ficamos à merc~e destas verdadeiras máfias que se instituiram ao longo dos anos... Quando o antigo fundo de recolhimento obrigatório Indenizatório(DAITP),foi surrupiado à nivel nacional ninguem viu!!! Que despendia de longas horas nas filas dos Bancos Oficais, pois estes DAITP's não se recolhiam em bancos privados, fizeram greves, estes moços???Greves não!!!!!Vamos trabalhar!!!