quarta-feira, 9 de setembro de 2009

AGRICULTURA Funcionários já discutem possibilidade de paralisação

Técnicos administrativos do Ministério da Agricultura preparam para o próximo dia 19 de setembro, um sábado, assembleia para definir a paralisação, por tempo indeterminado, ainda este mês. A intenção é chamar a atenção para diferenças salariais entre a categoria e de funcionários da área de fiscalização, também do ministério.

Ontem pela manhã, sindicalistas estiveram na sede da Agricultura para explicar aos trabalhadores a situação das negociações. Cerca de 50 técnicos participaram do encontro.

De acordo com o diretor da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal, Ismael José César, é "gritante" a diferença salarial entre as duas categorias, a dos técnicos administrativos e a dos fiscais. A remuneração dos primeiros, com nível superior e em final de carreira, seria próxima de R$ 2,9 mil, enquanto auxiliares de fiscalização receberiam, segundo ele, algo em torno de R$ 8,9 mil. "É um fosso enorme e é inaceitável que isso ocorra", afirmou o sindicalista. César disse que o Governo Federal se nega a continuar a discutir o assunto. Segundo ele, representantes do Ministério do Planejamento alegaram, em reunião ocorrida no dia 21 de agosto, que se o Governo concedesse um reajuste à categoria automaticamente teria que aumentar o salário de profissionais de outros ministérios, o que seria inviável dado o orçamento apertado. O diretor relatou ainda que, em reunião com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Gerardo Fontelles, foi informado de que o assunto só será discutido em 2011. "Isso é fazer milagre para outro santo cumprir", criticou César, lembrando que 2011será o primeiro ano do novo Governo Federal. A categoria reúne em todo o País, segundo o sindicalista, 5,7 mil funcionários. A assessoria de Imprensa do Ministério negou que tenha ocorrido o encontro dos sindicalistas com o secretário e disse que assuntos relacionados ao Departamento de Recursos Humanos são tratados cotidianamente pela pasta.

Por : Agência Estado pelo Jornal “A Tribuna”, edição de sexta-feira, 04/09/2009, página C-5, caderno de Economia.

Joel Martins da Silva

Custom Comércio Internacional Ltda.

 

Nenhum comentário: