sexta-feira, 2 de outubro de 2009

CV DE COMÉRCIO EXTERIOR (PEDINDO, EU PUBLICO !)

RENATO PINHEIRO RODRIGUES

Av. Chibaras, 44 ap. 207 – CEP 04076-000 Moema – São Paulo – SP

 (11) 8315-8850  re_rodrigues22@hotmail.com - 34 anos – 25/09/74 – Separado

 

ÁREA DE ATUAÇAO: COMERCIAL – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

   MERCADO INTERNACIONAL

QUALIFICAÇÕES

§   Consistente trajetória e solida experiência em operações internacionais, tendo representado companhias, como profissional da área de Comércio Exterior, em mais de 30 países.

§   Experiência em expansões internacionais, tendo atuado em diversos modelos de negócio, como formação de parcerias comerciais, estruturação e implementação de filiais no exterior, participação em processos de Fusão & Aquisição e gerenciamento de equipes de integração pós-aquisição.

§   Participação em atividades relacionadas ao Planejamento Estratégico, como ferramenta para estruturação e implementação do processo de internacionalização. 

 

FORMAÇÃO ACADÊMICA

§   MBA Executivo em Gestão – IBMEC – São Paulo/SP – 07/2009

§   MBA Executivo em Finanças – BBS – Brazilian Business School / University of Richmond – São Paulo/SP - 2002

§   Summer MBA Program – University of Richmond – Virgínia/EUA - 2001

o    Princípios de Gerenciamento de Marketing

o    Os Estados Unidos na Economia Global

§   Graduação em Administração com ênfase em Comércio Exterior – Universidade Ibero Americana de Letras e Ciências Humanas – São Paulo/BR – 1997

 

IDIOMAS

§  Inglês e Espanhol – Fluente em escrita e conversação

§  Francês – Bons Conhecimentos

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

 

07/2000 – 07/2009             SÃO PAULO ALPARGATAS S.A.

Empresa multinacional Brasileira, de grande porte do segmento Industrial, de produtos de consumo,

com operações nos Estados Unidos, Europa, Chile e Argentina

 

 Gerente Sênior de Operações Internacionais - Divisão Artigos Esportivos (05/08-07/09)

 Reporte: Diretor da divisão de Artigos Esportivos    

Principais Atividades e Resultados:

·         Responsável pelas operações internacionais da divisão, objetivando a exportação e promoção das diversas marcas, próprias e licenciadas, nos mercados Sul-Americano e Asiático, liderando equipe de Trader e Analistas.

·         Co-Responsável pela gestão da filial Chile, em conjunto com o Gerente Geral local.

·         Responsável pela gestão comercial dos parceiros internacionais (distribuidores e/ou representantes), quanto ao marketing, posicionamento das marcas e, distribuição, em mercados alvo.

·         Responsável pela gestão do P&L da área de exportação, elaborando e implementando políticas comerciais, além de gerenciar os investimentos em Marketing e ações promocionais.

·         Como PMO (Project Management Officer), coordenação de uma das frentes de integração (Comercial e Marketing), pós-aquisição de uma empresa na Argentina, através de equipe multidisciplinar, composta por Argentinos e Brasileiros, reportando os resultados para a Presidência e corpo diretivo da companhia.

·         Integração, estruturação e implementação de captura de sinergias operacionais nas áreas de ‘branding’, marketing, exportação e produto, assegurando o alinhamento das estratégias e diretrizes da companhia.

 

Trader Sênior - Gerente Comercial de Exportação  – Divisão Artigos Esportivos (01/05 – 04/08)

 Reporte: Gerente Sênior de Operações Internacionais          

Principais Atividades e Resultados:

·         Desenvolvimento e implementação de estratégias comerciais para as marcas da divisão nos continente Sul-Americano e Asiático, incluindo distribuição e marketing. Liderança de um analista de exportação.

·         Desenvolvimento de plano de negócio para inserção de uma da marcas da divisão em território Argentino, visando a comercialização no mercado local, incluindo mapeamento de mercado (concorrência, potencial, canais de distribuição, etc.) além de negociação de parcerias com distribuidores e varejistas.

·         Como PMO (Project Management Officer) desenvolvimento de plano de negócio para concepção de uma filial da empresa em território Chileno, visando comercialização de produtos da divisão junto ao canal varejista.

·         Análises mercadológicas no Chile (potencial de mercado, concorrentes, canais de distribuição, parcerias estratégicas, etc) e projeção dos principais indicadores financeiros, além de negociação com diversos parceiros e entidades governamentais.

·         Implementação de uma filial da companhia em Santiago do Chile, coordenando equipe multifuncionais internas (áreas corporativas e\ou de suporte), e prestadores de serviços locais.

·         ‘Due-dilligence’ na empresa alvo a ser adquirida na Argentina, como responsável pela análise das áreas comerciais e de Marketing.      

 

 Trader Pleno / Sênior - Gerente Comercial de Exportação – Divisão Sandálias (07/00 – 12/04)

 Reporte: Gerente Sênior de Exportação     

Principais Atividades e Resultados:

·         Desenvolvimento de distribuidores internacionais, estratégias comerciais e de marketing, visando comercializar os diversos produtos da divisão, nos territórios Sul-Americano e Europeu (Ocidental e Oriental), liderando equipe de 3 de representantes.

·         Fortalecimento da relação dos distribuidores internacionais com seus respectivos clientes estratégicos locais (‘Key-accounts’), assistindo e promovendo treinamento aos distribuidores e suas forças de vendas, para a correta comercialização e promoção dos produtos.

·         Coordenação da participação da marca Havaianas em diversas Feiras e Eventos no continente europeu, visando a promoção e a comercialização.

·         Gerenciamento da evolução das vendas, junto aos diversos representantes de vendas da companhia, em seus respectivos mercados, assegurando aderência à estratégia comercial e de marketing definida.

·         Assistência à definição e desenvolvimento de produtos exclusivos para o mercado externo, via a área de produtos da empresa, a fim de adequar estes, às necessidades de cada mercado alvo.

·         Gerenciamento da implementação do composto de marketing nos mercados europeus, após definição conjunta com a área de Marketing, promovendo um crescimento sustentável das operações, a uma taxa média de 300% (Faturamento em US$) ao ano, durante quatro anos.

·         Criação e manutenção, em período de 4 anos, de uma rede de mais de 25 distribuidores na Europa Ocidental e Oriental, posicionando a marca Havaianas como uma marca ‘premium’ neste continente, assegurando a presença desta nos melhores canais de Varejo.    

 

09/1995 – 06/2000         FINK SÃO PAULO LTDA.

Empresa Brasileira de médio porte do segmento de Transportes e Logística. Atuação nacional e internacional

 

Coordenador da Divisão Internacional - Importação & Exportação  (06/97 – 06/00)

 Reporte: Gerente da Divisão Internacional - Importação/ Exportação 

Principais Atividades e Resultados:

·         Gerenciamento das atividades comerciais da Divisão Internacional, incluindo os departamentos de importação e Exportação, liderando equipe de 6 profissionais.

·         Coordenação de atividades comerciais em projetos de logística (nacional e internacional), em parceria com agentes internacionais.

·         Auxílio à área de sistemas no desenvolvimento e, posteriormente na implementação de um sistema integrado de gestão das operações logísticas da empresa.

·         Elaboração, coordenação e promoção de palestra internacional referente a procedimentos e normas de importação no BR à equipe logística de agente internacional – Saint Louis/MI - EUA

 

Analista de importação (09/05 – 05/97) 

 Reporte: Gerente de Importação/ Exportação

 

CURSOS EXTRA-CURRICULARES

·         Gerenciamento de Projetos em MS Project - INDG – Instituto de Desenvolvimento
            Gerencial) - São Paulo/SP – 2005
·         Estratégias de Negociação Internacional – ESCEX – Escola Superior de Comércio Exterior – São Paulo/SP – 2000

 

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