sexta-feira, 16 de outubro de 2009

CIRCULAR - DDA (Débito Direto Autorizado)

Srs. Clientes,

Solicitamos a divulgação deste informativo aos envolvidos nas operações relacionadas ao desembaraço aduaneiro dentro de sua empresa.

Em 17/10/2009, entrará em vigor um novo sistema de cobrança, o DDA (Débito Direto Autorizado), que tem sido amplamente divulgada pelos bancos como uma revolução na forma de cobrança bancária.

 

Em resumo, trata-se de um procedimento, que por adesão de cada cliente, será possível visualizar, e efetuar o pagamento de todos os títulos bancários “registrados”, emitidos contra seu CNPJ/CPF, em sua conta corrente, isto independente do banco que a tenha emitido.

 

Especificamente em nossa área, solicitamos especial atenção àquelas empresas que fizerem a adesão ao DDA, fazendo uma filtragem dos títulos disponibilizados por este meio, para que os pagamentos não sejam efetuados em duplicidade, pois as despesas de desembaraço, em sua maioria, são pagas por nós para posterior prestação de contas ao cliente. 

 

Verificamos junto aos principais fornecedores de operações de desembaraço, e tivemos a informação de que a princípio não terão alterações na forma de envio do boleto, ou seja, por enquanto continuará sendo enviado o impresso, junto aos documentos fiscais, porém isto não impedirá que o cliente faça a visualização, e pagamento, até as devidas compensações bancárias, e baixas dos pagamentos pelo DDA.

 

O pagamento duplicado (com mesmo código de barras) pode gerar situações diferentes de processamento, dependendo do tipo de cobrança, e instituição bancária: Ou o crédito entra em duplicidade para o fornecedor, ou poderá gerar algum tipo de conflito pela utilização do mesmo código de barras, ficando este valor parado sem retorno ao sacado, ou crédito ao cedente. Ambas as situações geram re-trabalho, uma mais rápida, resolvendo com a pronta devolução, e outra que dependerá de retorno da instituição bancária, após as devidas comprovações.

 

Na intenção de evitar estes problemas, solicitamos a divulgação deste assunto principalmente dentre os responsáveis pelo financeiro de sua empresa, e aos “autorizantes” de pagamentos.

 

Ocorrendo quaisquer dúvidas, nós estaremos a disposição para esclarecimentos.

 

Takelog Logistica Internacional

Nenhum comentário: