quinta-feira, 4 de março de 2010

Sistema para monitoramento de contêineres é desenvolvido na Europa

Desenvolvido pela Astrium, o Securesystem é um sistema de rastreamento de violação de contêineres que pode vir a ser implementado pelos portos mundiais, após o período de experiência. O aparato está atualmente em bateria de testes na Alemanha, sendo utilizado em equipamentos da Hellmann Logistics e pelo terminal Eurogate.

O sistema entrou em operação após mais de seis anos de desenvolvimento e já foi implementado em cerca de 20 dispositivos instalados nos contêineres da Hellmann. O Securesystem oferece informação instantânea, que indica se a integridade do equipamento foi comprometida ou se uma pessoa não autorizada teve acesso ao equipamento. Assim que uma ocorrência for rastreada, o equipamento pode ser aberto ou então passar por escaneamento.

Basicamente, as pessoas que lidam com o contêiner possuem uma espécie de chave pessoal e intransferível, validada e monitorada pelo centro de controle. Esta chave pode ser uma senha de oito dígitos ou um código de barras. O centro de controle tem informações como: quem seria responsável por transportar o contêiner, onde, quando e qual tipo de serviço será realizado na unidade. Este dispositivo é rastreado por uma caixa preta de dimensões mínimas, incluída no contêiner.

A caixa preta transmite dados também quando o equipamento estiver a bordo do navio, em um trem, caminhão ou estocado no armazém. Isso é possível porque o sistema utiliza sinais via satélite com tecnologia similar a de um aparelho GPS.

Com os novos requisitos para movimentações de contêineres dos Estados Unidos, o novo dispositivo já possui uma demanda pré-agendada, embora o sistema ainda aguarde aprovação do Departamento de Segurança americano.

 

(aspas)

 

Guia Maritimo, 03/03/2010

 

 

Nenhum comentário: