Comprar um carro importado no Brasil sai até 260% mais caro do que adquirir o mesmo veículo nos Estados Unidos, segundo a AutoInforme, com base em dados da Jato Dynamics.
É o caso do Mercedes M-Class ML 500, que em fevereiro era vendido a R$ 104,4 mil no mercado norte-americano, e a R$ 376 mil no Brasil.
A maior parte dessa diferença é o lucro Brasil, que é uma exorbitância. É um dos maiores lucros da indústria automobilística do mundo, diz Joel Leite, diretor da AutoInforme. A diferença do preço é explicada pela carga tributária, mas não se pode culpar os tributos por tudo, diz Leite.
Se a retaliação do governo brasileiro aos EUA for posta em prática, o que elevará a alíquota do Imposto de importação dos carros de 35% para 50%, o aumento será repassado ao consumidor, se as empresas mantiverem a margem de lucro, diz Luiz Carlos Augusto, da Jato.
O custo de importação de um veículo, que inclui frete, seguro, tributos, marketing, além de margens do importador e do concessionário, é, em média, de 2,7 vezes o valor do carro em dólares, segundo a Abeiva (associação dos importadores de veículos automotores).
Cada empresa tem a sua margem de lucro, de acordo com as leis de mercado, informou a associação.
Apesar do preço dos veículos importados, os emplacamentos das 13 empresas filiadas à Abeiva aumentaram 34% no ano passado, para 40.920 unidades.
FONTE: FOLHA DE S. PAULO
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