terça-feira, 30 de março de 2010

Brasil cai em ranking mundial de comércio exterior da OMC

São Paulo - A queda nos preços de commodities faz o Brasil cair no ranking das maiores potências comerciais e explicita que a expansão das exportações dos últimos anos não estava baseada em uma maior competitividade do País, mas sim em uma renda artificialmente inflada pela alta nos preços de matérias primas.

 

Sexta-feira, a Organização Mundial do Comércio (OMC) divulgou sua classificação dos maiores exportadores e trouxe a China pela primeira vez como a líder, superando Alemanha e Estados Unidos.

 

Já o Brasil sofreu uma das piores contrações nas exportações entre as maiores economias e passou da 22ª posição em 2008 para a 24ª posição. A posição do país entre os importadores também caiu.

 

A queda prova o alerta que já vinha sendo feito há dois anos pela OMC, indicando que a expansão dos últimos anos das vendas nacionais não estava baseada em um maior volume de exportações, mas apenas na valorização dos preços de commodities. O Brasil, portanto, não era mais competitivo e apenas a renda das vendas que eram maiores. Prova disso é que o Brasil não conseguia expandir sua participação no mercado internacional, mesmo com uma renda que aumentava.

 

Ao ver os preços das commodities desabarem em 2009, o Brasil registrou perdas importantes no comércio exterior.

Em volume, a queda das exportações nacionais de 8% foi mais acentuada que a média sul-americana, de 5%.

 

Para Patrick Loew, economista-chefe da OMC, a situação dos países exportadores de commodities foi mais difícil que para os demais.

 

(aspas)

Fonte : Jornal “DCI”, 29/03/2010

 

 

 

Joel Martins da Silva

Gerente

Custom Comércio Internacional Ltda.

www.custom.com.br

joel.martins@custom.com.br

55 13 3216-2323

55 11 7712-3535

55*1*58639

Santos - SP

Um comentário:

Anônimo disse...

Quando o Brasil abaixar seus impostos abusivos sobre os produtos importados, pensaremos em comprar mais produtos do Brasil.

Comunidade Européia.