Os armadores estão reativando um número cada vez maior de porta-contêineres para suprir a demanda crescente de embarques marítimos. Os navios ociosos estão voltando à ativa graças ao surgimento de novos serviços e à inclusão de embarcações extras nas rotas - para normalizar os transit times estendidos pela política de redução de velocidade -, de acordo com a consultoria Alphaliner.
Segundo previsões da consultoria, a situação atual deve proporcionar o incremento de cerca de 40 navios adicionais com capacidade média nominal para mais de 3.500 contêineres de 20 pés até o final de abril. Destas embarcações, mais de 15 serão retiradas das frotas ociosas e o restante será proveniente de entregas de pedidos a estaleiros e navios liberados de seus contratos de afretamento.
Segundo a Alphaliner, as companhias estão se preparando para a temporada com otimismo nutrido por uma demanda recuperada na maioria das principais rotas de comércio. A frota de navios ociosos dos armadores caiu de cerca de 1 milhão de Teus, para 630 mil Teus, nos últimos 12 meses. E o montante pode cair para 350 mil Teus nos próximos dois meses.
Depois da onda de afretamento nas últimas semanas, navios entre 4 mil Teus e 5 mil Teus estão cada vez mais raros. Com isso, várias embarcações entre 4 mil e 7 mil Teus estão ociosas, mas algumas delas podem vir a ser reativadas a curto prazo, caso a demanda justifique seu retorno ao serviço.
No último levantamento da Alphaliner, realizado em 1° de março, a frota total ociosa computou 1,24 milhão de Teus - o nível mais baixo desde julho de 2009.
(aspas)
Guia Maritimo, 10/03/2010
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