sexta-feira, 11 de novembro de 2011

CURSO - GESTÃO DE CAPITAL DE GIRO E TRADE FINANCE

Curso aborda fundamentos e análise das estratégias de financiamento em trade finance para exportação e importação, as operações estruturadas, o mercado de câmbio e a gestão do capital de giro considerando operações internacionais
 
A complexidade das operações no comércio exterior exige dos profissionais capacidades cada vez mais sofisticadas para o planejamento de estratégias financeiras e planos de ações visando negócios no mercado internacional.

É justamente com a finalidade de capacitar com elementos diferenciais os profissionais atuantes no comércio exterior e áreas correlatas que os professores Hsia Hua Sheng, Omar Penna Moreira Filho e Vinicius Augusto Brunassi Silva elaboraram o curso de Gestão de Capital de Giro e Trade Finance, que buscará apresentar e discutir a importância da formulação de estratégias de funding adequadas para o comércio internacional e as especificações de operações estruturadas, enfatizando tanto a posição da instituição que promove recursos para tal finalidade quanto às preocupações e procedimentos que o demandante (empresas) de recursos financeiros precisa analisar para participar e atuar com prosperidade em outros países.

O curso acontece nos dias 25 e 26 de novembro, em São Paulo (SP), e abordará não apenas o impacto de internacionalização no capital de giro da empresa, mas também a obtenção e a avaliação das principais operações de financiamento ao comércio exterior considerando as particularidades de fluxos de pagamento, mercado de câmbio e produtos com diferentes características.

Uma das estratégias empregadas pelos professores será examinar a importância de instituições de apoio ao comércio internacional, meios de pagamento em comércio exterior, financiamento à exportação e importação brasileiras, gestão do capital de giro, mercado de câmbio e operações estruturadas.

Para contextualizar os tópicos e proporcionar o conhecimento técnico e decisório para os participantes, o curso foi elaborado com aulas focadas na prática profissional e na resolução de exercícios e casos.

Confira o conteúdo do programa do curso:


Impacto de Internacionalização na Gestão de Capital de Giro de uma empresa
Gestão de caixa considerando operações internacionais;
Identificação dos ciclos de negócio e impacto na gestão de estoques e recebíveis;
Necessidade de Capital de Giro.
Economia Internacional e Noções sobre operações de comercio exterior
Dinâmica de comércio internacional
Principais modalidades de pagamento e recebimento (exterior)
Revisão de Matemática Financeira
Juros simples e juros compostos;
Taxas de Juros;
Financiamento a Exportação Básica
Financiamento Pré-embarque (ACC, BNDES, Pré-pagamento, outros);
Financiamento Pós-embarque (ACE, Proex, BNDES, Forfaiting, outros).
Financiamento a Importação Básica
Financiamento de curto e longo prazo;
Modalidades de captação (Finimp, Importação de bens de capital, outros).
Financiamento de exportação com derivativos
Financiamento de Importação com derivativos
Derivativos de cambio (swap e a termo)
Análise e avaliação de operação combinada


Professores

Hsia Hua Sheng

Especialista em modelagem financeira, investimento e melhoria de processo de gestão financeira na área de Finanças Corporativas Internacionais. Economista pela Universidade de São Paulo, Doutor e Mestre em administração financeira pela FGV-EAESP e Visiting Scholar em New York University durante o curso de doutorado. É professor e pesquisador  de Finanças  na FGV-EAESP e professor do INSPER (Ex. IBMEC-SP).

Omar Penna Moreira Filho

Após 17 anos de experiência em Bancos de Investimento multinacionais em cargos de direção nas áreas de Estruturação e Vendas de produtos estruturados de "hedge", comércio exterior e planejamento tributário, e na área de "Corporate Finance" na Estruturação e Vendas de avaliação de empresas, captações nos mercados de renda fixa e variável nos mercados  internacionais, e quatro anos em empresas de consultoria atuando como consultor sênior nas atividades descritas acima, reciclou-se academicamente concluindo o curso de Mestrado em Administração de Empresas/ Finanças na Fundação Getúlio Vargas, São Paulo. Possui graduação em Engenharia Mecânica de Produção pela POLI/USP, graduação em Economia pela FEA/ USP (faltando duas disciplinas eletivas para obtenção do diploma)  e MBA em Finanças pela New York University com uma bolsa de estudos do Senado Americano ( Fulbright).

Vinicius Augusto Brunassi Silva

Consultor, trabalhou como analista e gerente financeiro de empresas de pequeno e médio porte. Possui experiência profissional em administração financeira (corporate finance) com especialidade em financiamentos, custo de capital e administração do capital de giro. Colaborou na administração da Sociedade Brasileira de Finanças e organizou o XI Encontro Brasileiro de Finanças em 2011. Formado em Administração, é Mestre em Administração de Empresas (Finanças) pela Fundação Getulio Vargas -  FGV/EAESP e graduando em Matemática pela PUC/SP. Cursou International and Comparative Finance com Olivier Butzbach - Kings College London e Economia Empresarial na FGV/EBAPE.

Ficha Técnica:

Curso: Gestão de Capital de Giro e Trade Finance
Data: 25 e 26 de novembro
Número de vagas: 25
Investimento: R$ 1.200,00 (descontos especiais para ex-alunos e para mais de um inscrito por empresa)
Local: Av. Paulista - próximo ao metrô Trianon-Masp, em São Paulo

 Informações adicionais: 11 2157-0479 / 11 7644-0169 ou pelo do e-mail: treinamento@netcomex.com.br.

Nenhum comentário: