terça-feira, 24 de maio de 2011

iPad 2 deve chegar ao varejo brasileiro nesta sexta-feira

Expectativa é que vendas da nova versão do tablet se iniciem nesta semana nas lojas e pela internet

Apple não é localizada; medida provisória que desonera tablets é publicada, e Mantega prevê preço 31% menor

O iPad 2, da Apple, deve chegar ao varejo brasileiro na próxima sexta, dia 27.

Segundo a*Folha* apurou, os aparelhos já estão nos estoques dos varejistas para que a comercialização comece ainda de madrugada, como aconteceu com a primeira versão do iPad.

A expectativa é que as vendas aconteçam nos canais on-line e no varejo físico.

O iPad 2 é 33% mais fino que seu antecessor, traz duas câmeras -uma frontal e outra traseira, ideais para videoconferências- e uma capa inteligente (opcional), que desliga o aparelho automaticamente ao ser fechada.

A assessoria da Apple não foi localizada para comentar sobre o lançamento.

Os primeiros iPads 2 vendidos no Brasil ainda são importados. A Foxconn, de Taiwan, montadora da Apple, anunciou planos de produzir o aparelho no país a partir do segundo semestre.

A produção local vai se beneficiar da medida provisória publicada ontem no "Diário Oficial", que prevê queda de 31% com os incentivos, segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

A medida reconhece oficialmente o tablet como uma categoria nova de equipamento e o enquadra na mesma política de incentivos tributários de computadores, a chamada "Lei do Bem".

Com o tratamento tributário especial, o custo do tablet brasileiro vai se equiparar ao importado, diz Mantega.

"Com isso, o custo dos tablets no Brasil fica igual ao custo do tablet feito lá fora, de modo que torna o Brasil atraente para fabricação."

A "Lei do Bem" zera a cobrança de PIS/Cofins dos equipamentos, de 9,25%.

Além da medida provisória, o governo ainda vai aprovar o PPB (processo produtivo básico) dos tablets, que prevê outras desonerações, como descontos de IPI, Imposto de Importação e ICMS, nos Estados que optarem. Com o PPB, o custo de produção pode cair até 36%.

Mantega afirmou ontem que a isenção fiscal dos tablets vai tornar o país atraente também para a fabricação de diversos componentes para os tablets.

"Também, como nós temos um grande mercado, é conveniente que as empresas se instalem aqui", disse.


- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário: