quarta-feira, 4 de maio de 2011

Carta de um leitor

Caro Dr. Chebabi

Sua indignação é também a indignação de centenas de empresas nacionais que buscam no mecanismo do ex tarifário uma saída para ampliar e modernizar suas plantas industrias ou mesmo as empresas de serviços que buscam equipamentos modernos e mais eficientes no exterior.

Entendemos como legitima a posição da Abimaq como órgão de classe que tem o dever de defender a industria nacional de maquinas e equipamentos, porem, a pergunta que fica é:

Quem defende os interesses da indústria nacional (que não de maquinas e equipamentos)? Quem defende os interesses das empresas de serviços e outras que buscam no ex tarifário um instrumento que possa reduzir um pouco a fortíssima carga tributaria que incide na importação? Quem defende os interesses do povo Brasileiro?

Temos de lembrar que o MDIC é o Ministério do Desenvolvimento, Indústria (não só a indústria de maquinas e equipamentos nacionais) e do Comércio Exterior. Cremos que a missão de defender o desenvolvimento de TODOS os setores industriais é do MDIC.

O País passa por um circulo virtuoso de crescimento e precisamos urgentemente aumentar a produção para evitar uma inflação por falta de oferta (que inclusive já se avizinha). Para incrementar a capacidade produtiva é imprescindível que a TODA a indústria possa ter acesso a equipamentos modernos, e não fique refém de equipamentos ultrapassados (que por vezes são ofertados pelos fabricantes nacionais).

As altas alíquotas do imposto de importação, para bens de produção (BK e BIT), somente transfere renda da população (consumidores finais) para o governo, com ganhos indiretos aos fabricantes de maquinas e equipamentos nacionais que impõem com isto a compra, por vezes, de bens obsoletos tecnologicamente.

Por fim, é fundamental que a discussão não se apequene num xenofobismo incompatível com o futuro grandioso de crescimento com distribuição de renda que esperamos para nosso País. Este crescimento tem o poder de resgatar da pobreza nossos compatriotas que tanto sofreram com políticas desastradas no passado, é por eles que o MDIC tem de se posicionar nas questões que envolvem a desoneração tributária e a modernização da produção.

Anônimo

Nenhum comentário: