quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Rússia eleva tarifa de carro importado

 

A Rússia vai aumentar as tarifas de importação de automóveis para pressionar as montadoras estrangeiras a produzir mais no país, num momento em que a demanda interna volta a se aquecer.

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, disse que o imposto sofrerá elevação gradual ao longo dos próximos anos. Hoje, importadores de carros e caminhões novos têm de pagar uma tarifa equivalente a 30% do valor do veículo.

A iniciativa pode dificultar ainda mais a negociação da Rússia para ingressar na Organização Mundial do Comércio (OMC).

A medida deve ainda reforçar o temor de uma nova onde de protecionismo pelo mundo.

"Não queremos enfraquecer o negócios de vocês na Rússia", disse Putin, numa entrevista ontem à TV estatal Rossiya 24. "Não somente venham para cá. Nós queremos que vocês aos poucos transfiram sua tecnologia, aumentem a produção e ajudem a melhorar o conhecimento técnico de nossos especialistas", disse Putin dirigindo-se às montadoras estrangeiras, enquanto guiava um Lada, da Avto, a maior montadora russa.

A Rússia aumentou no ano passado as tarifas de importação de carros e caminhões. A taxação sobre os modelos montados no país não foi alterada para proteger a produção nacional, que atravessa um período de queda.

Segundo o jornal britânico "Financial Times", o anúncio pode criar dificuldades para a Rússia ingressar na OMC, processo que vem desde 1993. Pelo que foi já acordado com a organização, a Rússia deveria reduzir as tarifas de importação dos 30% para 15% ao longo dos sete anos seguintes à sua entrada. Há algumas semanas, autoridades russas disseram acreditar que no começo do ano que vem o processo de entrada estaria finalizado.

"Fiquei muito surpreso ao ver isso", reagiu Aleksei Portanski, da Escola de Economia da Moscou. "Aumentar tarifas de carros usados é ok, mas não dos novos, de acordo com o que foi estabelecido com a OMC", disse ele, segundo jornal.

Faltam apenas alguns últimos pontos nas negociações para a entrada da Rússia na OMC, mas, na avaliação do "Financial Times", uma revisão nos impostos sobre importação de automóveis poderá "reverter anos de progresso".

Além de elevar tarifas, Moscou também tenta ajudar a indústria local por meio de um programa de incentivos de US$ 700 milhões para a compra de carros novos.

Em julho, os quatro modelos mais vendidos no país foram dois da Lada, um da Renault e um da Ford, todos produzidos na Rússia.

(aspas)

Fonte : Jornal “Valor Economico”, 31/08/2010

 

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