sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Operadoras terão sistema que permite embarque de açúcar em dias chuvosos

 

As operadoras logísticas do porto de Santos vão instalar um novo maquinário nos terminais que permita o embarque de açúcar nos navios durante os dias de chuva. Parte do plano inclui a construção de um telhado que possa resistir a ventos de até 150 km/h, além de esteiras cobertas que levem o produto até os porões dos navios.

 

Pelo sistema atual, qualquer chuvisco obriga as empresas a paralisarem o embarque. Apesar de o país ser referência na produção de açúcar e bater recordes de safra, a estrutura usada para o embarque do produto não sofreu grandes mudanças nos portos nas últimas duas décadas. Wellington Martins, controlador de operações da Unimar, diz que o processo é o mesmo há 20 anos. "Quando chove em Santos, os navios param de operar e isso prejudica o porto, que é o maior exportador de açúcar do mundo", comenta Martins. "Em uma semana sem chuva, cinco navios podem ser atendidos. Quando o tempo está ruim, nenhum navio é embarcado, gerando um engarrafamento de embarcações."

 

Segundo Martins, a Rumo Logística, que pertence ao grupo Cosan, é a provável dona do projeto que pode ser iniciado já neste ano.

 

A fila de embarcações que vieram buscar açúcar em Santos neste ano ultrapassou 50 navios. Ontem, dos 100 que aguardavam liberação para ancorar, 38 eram para o transporte de açúcar. "Só neste ano 21 milhões de toneladas de açúcar serão exportadas. Não podemos ficar sujeitos, literalmente, a chuvas e trovoadas", diz o ministro da Secretaria dos Portos, Pedro Brito.

 

Segundo Augusto Wagner Padilha Martins, secretário executivo da SEP, alguns portos internacionais de grande porte já usam docas fechadas para evitar esse tipo de problema. "Além da chuva, temos de pesar que houve um pico de produção da agroindústria nos últimos dois meses."

        

(aspas)

 

Fonte : Jornal “Valor Econômico”, 01/09/2010

Nenhum comentário: