segunda-feira, 20 de setembro de 2010

MINISTÉRIO ANUNCIA LANÇAMENTO DO NOVOEX PARA OS PRÓXIMOS MESES

O governo pretende colocar no ar ainda neste ano o Siscomex Exportação WEB - ou Novoex como vem sendo chamado. Além de permitir maior interatividade, o sistema poderá ser acessado de qualquer local e ampliará a visibilidade de todo o processo pelo exportador e anuente.

"O Novoex terá um ambiente próprio, que será disponibilizado na página do MDIC e poderá ser acessado pelo uso de senha. Trata-se de um sistema autoexplicativo e simples, que facilitará os registros dos exportadores", explicou o coordenador-geral de Informação e Desenvolvimento do Siscomex do Departamento de Operações de Comércio Exterior, Rafael Arruda de Castro, durante o seminário "Operações de Comércio Exterior", realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Lançado em 1993, o Siscomex Exportação foi o primeiro recurso desenvolvido para informatização das operações de comércio exterior. O sistema atual utiliza a base do Sisbacen, é confiável, mas possui tecnologia defasada, embora tenha recebido diversas atualizações nesses 17 anos. "No período, o crescimento das exportações foi muito grande e o sistema não acompanhou toda a evolução", avalia Castro.

Com as ferramentas do Novoex o exportador poderá fazer uma simulação prévia do Registro de Exportação, terá otimizada a manutenção das tabelas internas, o que vai conferir maior rapidez e segurança de que as informações estão atualizadas, além de contar com a criação de filtros para anuências automáticas e recursos para a totalização dos valores e quantidades informadas com crítica de dados incompatíveis. Também haverá a possibilidade de fazer a transmissão em lotes dos registros não sendo mais necessário liberar RE por RE.

Segundo Castro, a vantagem de contar com o simulador em todas as etapas do registro de exportação está no fato de poder visualizar inconsistências e corrigir a tela antes de gerar o arquivo. O coordenador destaca, ainda, que o sistema vai permitir usar RE de arquivos gravados ou gerados, o que agiliza todo o processo de cadastro.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) trabalha com a meta de implantar o Siscomex Exportação WEB em novembro. Pelo cronograma estabelecido, em 13 de outubro o sistema será liberado para a fase de treinamento. "Será o período para as empresas se acostumarem com a nova interface e sanarem dúvidas e dificuldades", disse Castro.

De acordo com o diretor do Departamento de Operações de Comércio Exterior da Secex/MDIC, Luiz Fernando Antonio, na fase de teste, 40 empresas colaboraram para o desenvolvimento do Novoex, o que permitirá lançar o sistema com maior segurança.

Vale destacar que o lançamento nos próximos meses inclui as informações da etapa comercial, que está sob responsabilidade do MDIC. Os registros relacionados à etapa aduaneira, em desenvolvimento pela Receita Federal do Brasil, devem ser implantados posteriormente.

(aspas)

Com redação de Andréa Campos, para o Portal “Aduaneiras”, 17/09/2010

 

Nenhum comentário: