terça-feira, 28 de setembro de 2010

Maersk afirma que estratégia da navegação lenta veio para ficar

A estratégia de navegar a velocidades mais lentas iniciada pelas companhias marítimas durante a recessão econômica para absorver o excesso de capacidade e diminuir custos operacionais, veio para ficar, de acordo com o armador Maersk Line.

Mesmo com a recuperação da atividade econômica,  velocidades mais lentas na navegação continua a oferecer uma relação " ganha-ganha", frisou o CEO da companhia, Eivind Kolding.

"É melhor para os clientes, para o meio ambiente e para os nossos negócios”, afirmou Kolding.

A diretoria da Maersk acordou em continuar com a modalidade de navegação porque a prática aumenta a confiança na regularidade dos serviços, controla o consumo de combustíveis e a emissão de gases poluentes.

A redução de custos permitirá à Maersk redirecionar recursos para aprimorar outras áreas de atuação da empresa, como a operação em terminais.

"Mesmo que alguns clientes tenham reclamado do aumento do tempo de translado, a conclusão é que essa estratégia nos ajuda a diminuir o risco de gargalos nos terminais portuários", analisa o CEO da empresa.

Segundo dados da empresa, um navio que reduza 20% a velocidade de navegação economia 40% no consumo de combustível.

Para manter a mesma freqüência e compensar o ganho em transit time, um ou dois navios extras são adicionados por rota ou perna.

Apesar das embarcações extras, a Maersk conseguiu reduzir em 7% a emissão de CO2 por contêiner transportado nos últimos 18 meses.

A Maersk argumenta que a estratégia ajuda a manter a regularidade nos serviços porque permite que os navios ajustem a velocidade a qualquer momento para entregar a carga no tempo pré-definido.

De 2007 a 2009, a companhia já reduziu em 12.5 as emissões de CO2 por contêiner e espera chegar a 25% até 2020.

(aspas)

 

Fonte : Portal “Global OnLine”, 09/09/2010

Nenhum comentário: