sexta-feira, 3 de setembro de 2010

China provoca queda nos preços do aço brasileiro

Siderúrgicas brasileiras teriam reduzido os preços do aço em 20%, devido a recordes de estocagem e competição com importações chinesas mais baratas, de acordo com o INDA (Instituto Nacional de Distribuidores de Aço).

 

O inventário nacional de aço alcançou 1,26 milhão de toneladas métricas em julho, o equivalente a quatro meses de consumo, de acordo com o instituto.

 

Anteriormente, o País já havia aumentado as importações de aço da China. Desde então, os produtores elevaram os preços nacionais em 15% em virtude do aumento do valor de matérias-primas, tornando assim o aço importado 25% mais barato do que o produzido no Brasil.

 

A discrepância fez os fabricantes brasileiros reduzirem os preços, a fim de diminuir a diferença entre exportações e importações - que até algumas semanas atrás, estava em US$ 300 por tonelada, mas agora diminuiu para US$ 100 por tonelada de diferença.

 

Apesar do aço doméstico ainda ser mais caro, o produto nacional ainda teria a vantagem de um menor tempo para entrega, o que compensaria o maior preço e reduziria os estoques nos próximos meses, de acordo com fornecedores.

 

O estoque nacional de aço deve voltar ao normal em até 90 dias. Espera-se que os preços diminuam a partir de novembro, de acordo com o presidente da Frefer Metal Plus, Christiano da Cunha Freire.

 

(aspas)

 

Fonte : Guia Maritimo, 31/08/2010

Nenhum comentário: