terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Excesso de capacidade de contêineres poderá durar até 2013

A indústria marítima de contêineres continuará enfrentando excesso de capacidade nos próximos anos, entretanto, taxas de afretamento muito baixas estão oferecendo oportunidades para novos operadores ganharem posição.

 

O ex-executivo da Maersk, Jesper Kjaedegaard, que agora é parceiro do Mercator International e presidente da Chamber of Shipping, afirmou que existem 1,3 milhão de Teus ociosos e que mais 1,5 milhão de Teus deverão ser entregues em dezembro de 2010. Desta forma, a expectativa é que

exista sobreoferta de aproximadamente 3 milhões de Teus no próximo ano, a menos que haja uma recuperação importante no comércio ou a demolição de navios antigos.

 

Além disso, com navios implantados em trades individualmente, algumas embarcações podem não ser utilizadas plenamente, aumentando ainda mais o número de navios ociosos.

 

"Seria seguro dizer que é improvável que o excesso de capacidade vá embora logo. Gostaria de olhar para 2013 e ver novamente um equilíbrio razoável entre oferta e demanda", afirmou Kjaedegaard.

 

Ele antecipou que poderia haver acidentes na indústria, embora não tenha apontado nomes de companhias. Observou também que os bancos não estão dispostos a financiar totalmente empresas muito grandes a ponto de eles próprios tornarem-se armadores.

 

Embora pessimista para as perspectivas da indústria de contêineres, ele observa que as taxas de afretamento baixas não apresentam necessariamente uma oportunidade para novos operadores.         

 

 

(aspas)

 

 

Fonte : Guia maritimo, 03/12/2009

 

 

 

Joel Martins da Silva

Gerente

Custom Comércio Internacional Ltda.

www.custom.com.br

joel.martins@custom.com.br

tel.:  (13) 3216-2323

cel.: (11) 7712-3535

id   :  55*1*58639

Santos - SP

Nenhum comentário: