sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Empresários do Pólo Industrial dizem que lentidão no sistema da alfândega prejudica produção em Manaus

MANAUS - Os empresários do Pólo Industrial de Manaus reclamam do número insuficiente de funcionários na Alfândega. Neste momento, apenas três servidores operam o sistema Siscomex, o que deixa o processo lento.

Segundo eles, o sistema criado para acelerar o processo necessita ser operado por mais funcionários. O Siscomex foi criado para integrar as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior. Ele é operado por funcionários da Alfândega do porto de Manaus.

Os empresários explicam que com o processo lento, as linhas das grandes fábricas são prejudicadas.

O motivo da falta de pessoal seria a remoção de funcionários para outros setores, que resultou na diminuição dos funcionários para operar o Siscomex.

Segundo o inspetor da alfândega do Porto de Manaus, Bruno Nepomuceno, houve a diminuição do número de funcionários junto ao sistema, mas a procura pelo recadastro para uso do processo também foi grande.

Em 2009, o volume de importações chegou a 5,3 bilhões de dólares. Todas as operações de entrada foram controladas pelo Siscomex. O receio dos empresário também é devido a espera de crescimento para os próximos seis meses de 2010. São esperados 30% de crescimento se comparado ao mesmo período do ano passado, o que demandaria mais do sistema da alfândega.

(aspas)

Fonte : Portal Amazônia, com informações da TV Amazonas, 12/01/2010

Nenhum comentário: