segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Armadores aumentam taxas para cobrir crise de 2009

 

O ano começa com os armadores de contêineres apresentando medidas urgentes para restauração de seus lucros, considerados inexistentes no ano passado. A ELAA (European Liner Affairs Association), que representa a maioria das linhas marítimas, está relatando uma recuperação significante em relação aos volumes e valores para o começo de 2009.

 

A associação diz que o comércio entre Europa e Ásia está se fortificando, apresentando um crescimento de 30% em novembro, se comparado ao mesmo período em 2008.

 

"Não devemos ignorar o fato de que os comércios estão se recuperando bem em comparação com o ano passado", comenta a ELAA em seu último boletim, embora reconheça que os índices ainda não são satisfatórios.

 

Buscando sintonizar a capacidade das frotas com a demanda e melhores condições de mercado, as companhias estão tentando adequar suas taxas por diferentes meios, como aumentos de tarifas e bunker.

 

A MSC (Mediterranean Shipping Co) por exemplo, deve elevar o preço do bunker para US$ 505 dólares por Teu (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) em fevereiro, nas rotas que abrangem as mercadorias vindas da Ásia com destino a portos do Mar Vermelho, Mediterrâneo, Mar Negro, norte da Europa e norte Africano.

 

A linha também avisou os clientes que têm planos de impor uma taxa de congestionamento de US$ 200 por Teu sobre todas as cargas carregadas na Ásia para Dar es Salaam e Mombaça.

 

A Zim, por sua vez, anunciou um aumento geral a ser aplicado no início do próximo mês, de US$ 200 por Teu em seus serviços entre Ásia e Europa, enquanto a Hapag-Lloyd estipulou para fevereiro um aumento de US$ 150 por Teu para cargas deslocadas do leste da Ásia (com exceção do Japão) para o norte da Europa e Mediterrâneo.

 

A francesa CMA CGM é outra empresa que está pressionando elevações em seus valores, anunciando uma taxa de emergência que abrange os serviços entre Ásia, Índia e Canadá, de US$ 320 por contêiner de 20 pés e US$ 400 por contêiner de 40 pés. A nova tarifa será aplicada a partir de 15 de janeiro até 30 de abril.

 

Estas medidas devem fazer com que as companhias marítimas cheguem perto da estabilidade operacional após "as grandes perdas altamente destrutivas de 2009", disse, em nota, a CMA CGM.

 

A Maersk também está forçando taxas mais altas, avisando seus embarcadores de um aumento de US$100 por Teu no comércio de cargas na Europa para o Meio leste e Ásia do sul, onde as taxas atuais são descritas como "inaceitáveis" e a situação é "insustentável a longo prazo".

(aspas)

 

Fonte : Guia Maritimo, 14/01/2010

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