quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Governo suspende as importações de brinquedos Mattel

Fonte: Correio da Bahia

Produtos podem sumir do mercado

BRASÍLIA - O governo suspendeu todas as importações de brinquedos da Mattel, como uma medida de precaução depois que a própria empresa fez um recall de alguns de seus produtos que apresentavam risco às crianças. Como a Mattel não fabrica brinquedos no Brasil e importa tudo o que comercializa, podem faltar produtos como Barbie, Polly e Hot Wheels para o Dia das Crianças e o Natal. “Temos um estoque, mas está acabando”, disse ontem o presidente da empresa, Alejandro Rivas, durante audiência na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.

Ele se recusou a informar os volumes que deixaram de ser importados ou quais os itens mais ameaçados de faltar. “São milhões de reais em vendas”, limitou-se a dizer. A restrição está em vigor desde o dia 17 de agosto, mas tanto a Mattel quanto o governo a mantiveram em segredo. Desde 1996, o Brasil adotou unilateralmente restrições à importação de brinquedos, para proteger a indústria nacional. O ingresso depende de uma licença de importação, que é concedida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). É essa licença que vem sendo negada, amparada na ameaça à segurança do consumidor. Ainda há cargas a caminho, autorizadas antes de agosto.

Ontem, o silêncio foi rompido por Rivas, que classificou a medida como “desproporcional” e a comparou ao fechamento de uma montadora por causa de um recall de cinto de segurança em um modelo específico. “Se (o governo) revoga licenças de importação, está fechando a companhia”, afirmou. “Estamos preocupados com o consumidor, que não vai ter os produtos que as crianças querem, e com os varejistas, pois sem produtos eles ficam falidos”. A retomada das importações depende de a Mattel convencer o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) que todas as medidas de segurança necessárias foram adotadas.

“Entregamos os últimos dados esta semana”, disse Rivas. Ele espera que as importações sejam retomadas em breve. Ainda que o MDIC volte a conceder as licenças de importação para a Mattel, a chegada dos produtos ao mercado vai continuar demorada. O Inmetro vai inspecionar a qualidade dos produtos de cada lote importado, informou ontem o presidente do instituto, Alfredo Carlos Lobo, que também participou da reunião na Câmara. Até então, a inspeção era feita uma vez ao ano. “É o preço a pagar por maior segurança”, comentou. (AE)

Nenhum comentário: