segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Fábrica de papel pode ter proteção

O pleito da indústria papeleira para aumento da alíquota de importação de papel será analisado pela Câmara de Comercio Exterior (Camex), órgão do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, responsável pela política tarifária nos mercados de importação e exportação brasileiros. A medida foi anunciada ontem em Brasília durante encontro da prefeita de Cubatão, MarciaRosa (PT),com o ministro Fernando Pimentel. Ele se comprometeu a apoiar a medida que protege a produção nacional.

O aumento da alíquota de importação permitiria a continuidade da fábrica da MD Papéis, em Cubatão. "Vou me empenhar pessoalmente para impedir o fechamento da fábrica e desses postos de trabalho", disse o ministro. Além da prefeita, participaram da audiência a presidente da Associação Brasileira de Celulose e Papéis (Bracelpa) Elizabeth Carvalhaes, e o presidente da Formitex/MD Papéis, Alípio Gusmão dos Santos. A inclusão de alguns tipos de papéis na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (LETEC) aumentaria de 10% para 35% a alíquota de importação desses produtos, garantindo a competitividade à indústria nacional.

Essa era considerada a principal medida para impedir o fechamento da unidade da MD Papéis, conhecida Companhia Santista de Papel, conforme conclusão dos trabalhos da comissão formada por representantes da Prefeitura, empresa e dos trabalhadores. Esse grupo foi montado após a MD Papéis anunciar que iria fechar as portas da unidade cubatense e demitir 380 funcionários. Com o compromisso do ministro Fernando Pimentel de analisar a proposta apresentada, Alípio Gusmão anunciou que, com a sinalização do Governo Federal, o prazo de 30 dias para a continuidade da fábrica e a manutenção dos empregos será suspenso, prevendo a retomada gradativa da produção. "Tenho cada vez mais certeza e convicção: a MD Papéis não será fechada. É uma vitória histórica para nossa cidade e para o Brasil, pois essa luta iniciada em Cubatão vai beneficiar milhares de trabalhadores da indústria brasileira de papel", comemora Marcia Rosa.



(aspas)



Fonte : Jornal “A Tribuna”, 10/02/2012, página A-14

Nenhum comentário: