terça-feira, 16 de agosto de 2011

Secex divulga programação do Encomex Empresarial Porto Velho

www.mdic.gov.br

16/08/2011
Secex divulga programação do Encomex Empresarial Porto Velho

Brasília (16 de agosto) – Marcada para o próximo dia 15 de setembro, a segunda edição do Encontro Empresarial de Comércio Exterior (Encomex Empresarial) será realizada em Porto Velho, no Pavilhão de Exposições do SESI de Rondônia. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na página eletrônica do Encomex Empresarial.

O evento terá na programação palestras e oficinas setoriais e temáticas voltadas ao empresariado que busca atuar no comércio internacional, com a divulgação de informações sobre exportação, apresentando os mecanismos de apoio ao exportador, as oportunidades de negócios e dados referentes à logística e financiamento.

Após a solenidade de abertura do Encomex Empresarial, às 9h, a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Lacerda Prazeres, profere palestra com o tema “A Política de Comércio Exterior Brasileira: desafios e estratégias”, seguida por apresentações de empresários exportadores brasileiros.

Na sequência, o secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Emilio Garofalo Filho, aborda o tema: “É Possível Exportar a Qualquer Câmbio?”, encerrando o período da manhã.

À tarde, serão realizadas as oficinas setoriais e temáticas e ainda um curso que abordarão os seguintes assuntos:
• Apoio ao Exportador: mecanismos de financiamento;
• Defesa Comercial: mecanismos de combate às práticas desleais de comércio no Brasil;
• Oportunidades comerciais para a China;
• Integração Rondônia – Peru;
• Utilizando Serviços on-line de Comércio Exterior;
• Logística em comércio exterior e os desafios para a exportação;
• Barreiras Técnicas: superando os desafios para acesso aos mercados;
• Barreiras Sanitárias e Fitossanitárias: superando os desafios para acesso aos mercados;
• Ferramentas de Apoio ao Exportador;
• Brasil Global Net: ligando o exportador ao mercado internacional;
• Curso Básico de Exportação – Parte I (Suframa)

Atendimento do MDIC

Durante o evento, os empresários poderão contar com um balcão de atendimento com técnicos do MDIC para esclarecer dúvidas sobre casos específicos de operações de importações, drawback, cotas e do Novoex (sistema de dados para registros de exportação).

Os atendimentos serão limitados a dez por assunto, respeitada a ordem de inscrição, com tempo máximo de trinta minutos. Para agendar os atendimentos, os empresários que já se inscreveram no evento devem preencher formulário e encaminhar para o e-mail: encomex@mdic.gov.br.

A programação ainda contará com Encontros com Especialistas, organizado pela Apex-Brasil (Rodada das Tradings), com Showroom de Empresas Exportadoras e ainda com atendimento aos empresários nos estandes dos bancos parceiros.

O Encomex Empresarial é promovido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC, com o apoio do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

No âmbito estadual, apoiam o evento o Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de Rondônia, a Prefeitura de Porto Velho e o Sebrae-RO.

Pré-lançamento nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (19/8), a secretária Tatiana Lacerda Prazeres estará em Porto Velho para o pré-lançamento do evento que será feito no Salão de Convenções da Fiero, localizado na Rua Rui Barbosa, n° 1.112, Bairro Arigolândia, a partir das 8h. Na oportunidade, ela irá se encontrar com os representantes das instituições parceiras na organização do evento e estará ainda à disposição para falar com os jornalistas presentes.

Além de explicar os objetivos do Encomex Empresarial, a secretária fará uma apresentação sobre o desempenho de Rondônia e da Região Norte na balança comercial brasileira e também irá identificar setores com potencial de crescimento para as exportações estaduais e regionais.

SERVIÇO:
Evento: Pré-lançamento Encomex Empresarial Porto Velho
Data: 19 de agosto (sexta-feira)
Horário: A partir das 8h
Local: Salão de Convenções da Fiero, na Rua Rui Barbosa, n° 1.112, Bairro Arigolândia.

Para fazer as inscrições e saber mais sobre o Encomex Empresarial, acesse:
www.encomex.mdic.gov.br

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
André Diniz
andre.diniz@mdic.gov.br

Nenhum comentário: