Armador deve fechar contratos no valor de US$ 2 bilhões.
A Maersk Line está em fase final de negociação com estaleiros para uma nova classe de porta-contêineres de 18 mil Teus. De acordo com a Lloyds List, publicação especializada no mercado marítimo, cartas de intenção para as novas embarcações devem ser assinadas antes do final do ano.
A linha dinamarquesa não mantém sigilo sobre o fato de que está preparando um programa de novas embarcações, mas tem dado pouca informação sobre a especificação dos navios. Segundo a Lloyds List, o resultado mais provável seria um pedido de 10 unidades com design revolucionário, novos sistemas de propulsão e outros avanços tecnológicos que reduziriam consideravelmente os custos e emissões.
As novas embarcações seriam destinadas ao comércio entre Ásia e Europa, onde a Maersk estaria bem posicionada por meio da APM Terminals para instalar uma nova geração de guindastes e equipamentos essenciais para lidar com unidades deste porte.
Em agosto a Maersk manifestou interesse em navios com capacidade nominal de pelo menos 16 mil Teus. As especulações recomeçaram quando a Korea Economic Daily informou que o estaleiro da Coreia do Sul, Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering estava alinhando uma ordem de 20 navios com a A.P. Moller-Maersk no valor de US$ 2 bilhões.
A Maersk foi pioneira no segmento de porta-contêineres super-dimensionados, com o Emma Maersk sendo o primeiro de uma nova classe de navios com capacidade para 12.500 Teus. Oito unidades de mesmo porte, construídas pelo estaleiro Odense, da A.P. Moller-Maersk, foram entregues entre 2006 e 2008.
Além da Maersk, outras linhas como a MSC (Mediterranean Shipping Co), terão este ano a entrega de seu primeiros navios de 14 mil Teus. A CMA CGM também receberá navios de 13.800 Teus.
(aspas)
Fonte : Guia Maritimo, 26/11/2010
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