sexta-feira, 9 de abril de 2010

Libra fecha gestão de 600 Teus da Unilever entre Santos e Goiânia

 

Operação reduz em 1.300 toneladas a emissão de CO2.

 

A Libra Logística fechou um contrato com a Unilever para fazer a gestão do transporte de 600 Teus entre o Porto de Santos e Goiânia, onde está localizada a maior unidade de alimentos da multinacional no mundo. Trata-se da primeira operação intermodal da operadora, com a possiblidade de ser acompanhada online pelo embarcador. Os primeiros embarques ocorreram em março.

 

A operação prevê a retirada da carga do terminal portuário da Libra, o transporte até o Teval (Terminal Valongo) - localizado na retroárea do cais santista -, a transferência dos contêineres para a ferrovia da MRS (cujos ramais acessam a instalação), e a chegada até a unidade da Libra em Campinas (SP). A seguir, os equipamentos são transbordados para a malha da FCA e seguem para Anápolis (GO), distante 50 quilômetros da unidade da Unilever.

 

Os carregamentos são basicamente polpa de tomate que a multinacional importa sazonalmente da China e Estados Unidos para reduzir a acidez dos molhos que produz. Até então, a empresa fazia todo o transporte por rodovia, com um transit time de três dias - 67% menor que o do rodoferroviário.

 

Mas a opção pela intermodalidade aumentou a eficiência da operação, além de ter reduzido a emissão de CO2 em 1.300 toneladas com a retirada de aproximadamente 400 caminhões das estradas. "A mudança foi de uma cadeia ágil, mas não muito eficiente, para uma um pouco mais lenta e extremamente eficiente", diz o presidente da Libra Logística, Eduardo Leonel.

 

Segundo o gerente de Compras e Serviços da Unilever, Alexandre Correa, a redução de custos foi de cerca de "20% a 30". Ele não cita valores absolutos. Além disso, aumentou o nível de segurança, visto que o acompanhamento online deu visibilidade ao processo.

 

Um dos maiores desafios da Unilever, explica o executivo, era evitar o demurrage, a multa que o embarcador paga por atraso na devolução do contêiner ao armador. Com a gestão da operação, cabe à Libra retirar a carga e devolver o equipamento após a descarga no terminal marítimo.

 

Hoje, a Unilever movimenta regularmente 5 mil Teus por mês pelo Porto de Santos, entre cargas de importação e cabotagem. De acordo com a diretora de Compras e Serviços Logísticos da companhia, Nádia Quaglia, a intenção é migrar todo o volume para a multimodalidade nos demais trechos. "Estamos fazendo um estudo para avaliar quais fluxos serão atacados", afirmou, destacando que a tendência é que sejam primeiramente os de maiores volumes.

 

Segundo Leonel, a Libra está prospectando novos clientes para fazer a cadeia do produto para exportação. "São do setor alimentício e de commodities, tanto agrícolas como termo-plástico", revela.

 

(aspas)

 

Fonte : Guia Maritimo, 09/04/2010

Nenhum comentário: