Operação reduz em 1.300 toneladas a emissão de CO2.
A Libra Logística fechou um contrato com a Unilever para fazer a gestão do transporte de 600 Teus entre o Porto de Santos e Goiânia, onde está localizada a maior unidade de alimentos da multinacional no mundo. Trata-se da primeira operação intermodal da operadora, com a possiblidade de ser acompanhada online pelo embarcador. Os primeiros embarques ocorreram em março.
A operação prevê a retirada da carga do terminal portuário da Libra, o transporte até o Teval (Terminal Valongo) - localizado na retroárea do cais santista -, a transferência dos contêineres para a ferrovia da MRS (cujos ramais acessam a instalação), e a chegada até a unidade da Libra em Campinas (SP). A seguir, os equipamentos são transbordados para a malha da FCA e seguem para Anápolis (GO), distante 50 quilômetros da unidade da Unilever.
Os carregamentos são basicamente polpa de tomate que a multinacional importa sazonalmente da China e Estados Unidos para reduzir a acidez dos molhos que produz. Até então, a empresa fazia todo o transporte por rodovia, com um transit time de três dias - 67% menor que o do rodoferroviário.
Mas a opção pela intermodalidade aumentou a eficiência da operação, além de ter reduzido a emissão de CO2 em 1.300 toneladas com a retirada de aproximadamente 400 caminhões das estradas. "A mudança foi de uma cadeia ágil, mas não muito eficiente, para uma um pouco mais lenta e extremamente eficiente", diz o presidente da Libra Logística, Eduardo Leonel.
Segundo o gerente de Compras e Serviços da Unilever, Alexandre Correa, a redução de custos foi de cerca de "20% a 30". Ele não cita valores absolutos. Além disso, aumentou o nível de segurança, visto que o acompanhamento online deu visibilidade ao processo.
Um dos maiores desafios da Unilever, explica o executivo, era evitar o demurrage, a multa que o embarcador paga por atraso na devolução do contêiner ao armador. Com a gestão da operação, cabe à Libra retirar a carga e devolver o equipamento após a descarga no terminal marítimo.
Hoje, a Unilever movimenta regularmente 5 mil Teus por mês pelo Porto de Santos, entre cargas de importação e cabotagem. De acordo com a diretora de Compras e Serviços Logísticos da companhia, Nádia Quaglia, a intenção é migrar todo o volume para a multimodalidade nos demais trechos. "Estamos fazendo um estudo para avaliar quais fluxos serão atacados", afirmou, destacando que a tendência é que sejam primeiramente os de maiores volumes.
Segundo Leonel, a Libra está prospectando novos clientes para fazer a cadeia do produto para exportação. "São do setor alimentício e de commodities, tanto agrícolas como termo-plástico", revela.
(aspas)
Fonte : Guia Maritimo, 09/04/2010
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