segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Perguntar não ofende

Perguntar não ofende: Podemos discutir a “caixinha de maldades”?

Certa vez, a não muito tempo, um membro do poder executivo brasileiro informou que o governo tinha uma “caixinha de maldades”, que poderia ser utilizada em momentos que considerasse necessário.

Na semana passada tivemos uma enxurrada, muito comum nesta época do ano, que quase afogou os agentes de comércio exterior brasileiro com a obrigatoriedade de emissão de licença de importação não automática para 60% dos produtos da pauta. O governo voltou atrás e cancelou o ato. Alívio geral.

Para os que estão a mais tempo na área foi como se tivesse levantado da tumba o Anexo C do Comunicado Cacex, que tornava suspensa temporariamente a emissão de guias de importação para os produtos ali relacionados. O curioso é que o termo temporário demandou, em alguns casos, mais de 10 anos de suspensão.

Fiquei imaginando se esta não seria uma medida que estava na “caixinha de maldades” e por um descuido escapou.

Já descobrimos que o modelo Ricardiano de economia liberal não tem funcionado e que a atual e gravíssima crise que se abate por grande parte do mundo é a confirmação desta afirmativa. Desta maneira não defendo um Estado omisso quanto a economia e nem mesmo quanto a coordenação das políticas de comércio exterior.

Caso a crise recrudesça sabemos que várias medidas amargas terão de ser lançadas. Também imaginamos que a área de comércio exterior será uma das mais afetadas.

A idéia que lançamos é bastante simples. Se tivermos que abrir a “caixinha de maldades”, poderíamos, ao menos, discutir qual delas seria mais eficaz e menos prejudicial? Isso denomina-se coloquialmente como exercício democrático, e parece ser bastante interessante.

Lembro ainda que o atual governo tem consultado os operadores de comércio exterior em várias ocasiões, o que já reputamos como altamente louvável. Haja vista as consultas realizadas para estabelecer novas normas para o licenciamento de bens usados.

Agora como se diz popularmente, se a coisa apertar fale com a gente antes de destamponar a tal caixinha, que pelo visto não é tão pequena assim!

WALTER THOMAZ JR.

Av. Moema, 87 - 5º andar - CEP: 04077-020 - Moema –

S. Paulo/SP

Telefones: (+55 11) 3637 4654/ 3637 4659

Celular:  (+55 11) 99814039

Nextel: (55) *54* 20047

Site:     www.portorium.net

Nenhum comentário: