segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Medidas e padronização do container marítimo

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Samir Keedi

1. Que o container foi criado pelo caminhoneiro Malcom McLean em 1956 e que esta unidade foi padronizada em 1968 pela International Organization for Standardization (ISO)?


2. Que essa unidade é o melhor, mais seguro e mais versátil equipamento utilizado para cargas de todo tipo, tendo como limitação técnica o tamanho da carga?


3. Que para medições não se utiliza o termo container, visto que seria impossível determinar uma quantidade movimentada, considerando que há mais de uma medida padronizada e utilizada?


4. Que, assim, foi criada uma unidade padrão, especialmente para esse propósito, denominada Twenty Feet or Equivalent Unit (TEU) - unidade de 20 pés ou equivalente -, medida inglesa que mede a capacidade de navios, pátios, terminais, operações portuárias etc.?


5. Que, para determinar essa unidade padrão, foi utilizada a unidade de 20’ (vinte pés), equivalente a 6,09 metros de comprimento, visto que um pé (’) mede 30,48 centímetros? Que o pé é dividido em 12 polegadas, medindo cada uma 2,54 centímetros?


6. Que, assim, é possível medir e quantificar coisas iguais, portanto pode-se dizer que foram movimentados “X” TEUs, o que não seria possível se a medição fosse feita com o próprio equipamento, isto é, “X” containers movimentados?


7. Que, portanto, ao se referir à capacidade de um navio, é errado dizer que ele pode transportar, por exemplo, 6.000 containers, mas deve-se dizer que ele comporta 6.000 TEUs?


8. Que um navio com uma capacidade de 6.000 TEUs pode transportar entre 6.000 unidades de 20’ e 3.000 unidades de 40’ (unidade de 12,19 m)? E que ele pode, dessa forma, ter 4.000 unidades, desde que elas sejam 2.000 unidades de 20’ e 2.000 unidades de 40’, já que esta última unidade representa 2 TEUs?

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