quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Valores para afretamento aumentam com a demanda de embarques

O aumento nos fretes marítimos nas últimas semanas - impulsionado pela escassez de capacidade associada à corrida de embarques no período anterior ao Ano Novo Chinês - também está se manifestando no mercado de afretamento.

 

De acordo com estudo da Alphaliner, a política de redução de velocidade está absorvendo a capacidade da frota global em um ritmo mais rápido do que o esperado - especialmente no caso dos navios de porte maior.

 

Há três meses, transportadores barganhavam as tarifas e períodos de aluguel, mas hoje estão muito mais abertos a atender as taxas de emergência aplicadas pelos armadores, para obter navios capazes de suprir a demanda dos exportadores. Por exemplo, o dono de um navio de 8.500 Teus em um contrato de afretamento por 12 meses pode esperar ganhar mais de US$ 14.000 por dia, em comparação aos US$ 10.000 que computaria um ano atrás.

 

Com a alta procura de embarcações de grande porte para cumprir os embarques, o mercado para navios de médio porte chegou ao limite, com a incidência de baixos valores de afretamento durante os últimos três meses. Porém, o volume de embarques deve aumentar ao longo do ano, seguindo as perspectivas dos transportadores para os tráfegos entre Ásia e Europa e Ásia e América do Norte.

 

De acordo com a corretora de navios Clarkson, uma embarcação da classe panamax com capacidade para 3.500 unidades de 20 pés está atualmente arrendada por, em média, US$ 5.450 por dia, apenas US$ 50 a menos que o valor computado em outubro.

 

Mas a tendência é que as embarcações menores também possam ser incluídas nos reajustes de valores, com navios construídos em 2002, com 1.100 Teus de capacidade, arrendados por US$ 4.065 por dia, operando por contrato de afretamento válido por 12 meses.

 

A prática dos aumentos nos valores de frete por parte dos armadores não significa que as companhias estão cobrindo seus custos operacionais ou de empréstimos com a aplicação dos valores atuais. De acordo com a Clarkson, apesar dos recentes aumentos nas taxas, o mercado continua registrando baixas inéditas. Por exemplo, um navio de 3.500 Teus que lucrava cerca de US$ 29.958 em 2007 passou a angariar US$ 26.125 em 2008. Em 2009, a média de lucro chegou a apenas US$ 19.550.

(aspas)

Fonte : Guia Maritimo, 10/02/2010

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