quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

OAB-RJ libera advogados do uso de terno em dias de muito calor

DIANA BRITO

 

colaboração para a Folha Online, no Rio

 

A OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro) divulgou no início da tarde desta quarta-feira que os recordes de calor no Rio levaram a entidade a liberar os advogados do uso de terno para a adoção de roupas mais leves. Na tarde de ontem, representantes da OAB do Rio protocolaram no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) um pedido de providências para tentar garantir acesso aos tribunais do Estado sem paletó e gravata, substituídos por camisa e calça social.

 

Onda de calor provoca 32 mortes no litoral de SP

 

O presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, disse em nota que a opção de usar ou não terno e gravata será de cada advogado, e vai vigorar até o final do verão.

"Sabemos que o tema é polêmico e alguns colegas podem até preferir manter a tradição. Só estamos possibilitando a adoção de roupas mais leves nesse calor", afirmou.

 

Entre os motivos apresentados ao CNJ, a OAB do Rio afirma que, freqüentemente, as altas temperaturas, com a sensação térmica de 50ºC, vêm causando desmaios e alterações na pressão arterial de advogados obrigados a usar terno nos tribunais, o que prejudica a saúde deles.

 

O pedido de providências foi justificado também pelo "fundado receio de que haja resistência", por parte dos magistrados, à determinação da Ordem, "seja pelo ineditismo da medida, seja pela eventual existência de regras regimentais conflitantes".

Nenhum comentário: