terça-feira, 28 de outubro de 2008

NVOCC ­ - Non Vessel Operating Common Carrier

Fonte: www.aduaneiras.com.br

Samir Keedi

1. A operação de transporte realizada diretamente com o armador dono do navio, para pequenas cargas, não é a operação mais conveniente, visto nem todos os armadores estarem dispostos a realizar a operação chamada de ship's convenience.

2. Saiba que essa operação é aquela em que o armador recebe do embarcador uma carga pequena, que não preenche um container, e às vezes fica muito longe disso. Assim, ele aguarda aparecerem outras cargas pequenas, para então agrupar todas elas em uma única unidade de carga, naquilo que o mercado chama de consolidação de carga.

3. Note que isso pode não ser uma coisa fácil de ocorrer, em especial, em portos menores. É que há de ocorrer a conjugação das cargas corretas, ou seja, também pequenas, para embarque no mesmo porto, tendo o mesmo destino, sendo do mesmo tipo ou semelhante, de modo a poder ser colocada em container único.

4. Note que três pequenas cargas, uma de frangos congelados, uma de queijos e uma de roupas, resultarão em três problemas, visto que aí já serão necessários containers diferentes para cada carga, triplicando os problemas.

5. Para isso, a melhor solução pode ser a operação com um NVOCC, que podemos chamar de "armador virtual", em face de não ter navios próprios e operar com navios de terceiros transportadores.

6. Observe que o NVOCC é um armador natural de pequenas cargas, que são aquelas que mais lhe interessam, visto que é comum que grandes cargas sejam operadas pelos embarcadores diretamente com os armadores com navios.

7. Para esse armador, o NVOCC, é mais fácil operar as pequenas cargas, visto constituir-se de uma empresa bem menor e ter essa operação como sua especialidade, o que não ocorre com o armador de fato, que é sempre enorme e deseja operar containers completos e lacrados. A menos, obviamente, que o armador tenha seu próprio NVOCC, o que se tem tornado prática comum.

8. Como especialista na área, irá procurar as cargas, nem sempre esperando que elas cheguem até ele, como ocorre com o armador de fato. É uma facilidade extra aos pequenos embarcadores, bem como aos pequenos consignatários/importadores de carga.

9. O seu frete será normalmente baseado na própria carga, não no container, sendo cotado por tonelada ou metro cúbico, à semelhança do que ocorre com os navios de carga geral e granel. Nesse caso, para o NVOCC, esse equipamento é uma unidade de carga, que é contratado com o armador com frete pela unidade, enquanto para o embarcador é um simples "porão de navio", como se fosse um navio convencional.

Samir Keedi

- Formação: Economia
- Pós-graduação: Administração de Empresas
- Especialização: Transportes internacionais

3 comentários:

alfredo disse...

O texto esclareceu algumas duvidas que tinha em relação ao NVOCC. Aproveito para questionar sobre os orgão regulamentadores das atividades do NVOCC e freight forwarder. Quais são?

Gustavo disse...

Bom dia.
Estou verificando dados e detalhes sobre a abertura de um NVOCC. Poderia me orientar com relação a isso, ou mesmo indicar onde posso conseguir tais informações detalhadas (considerando abertura de empresa, registro nos orgaos publicos (quais seriam, como alfandega, anivsa), também como funciona a questao de seguros, BLS, etc)?
Meu e-mail: gustavo_ssz@hotmail.com
Muito obrigado !

Anônimo disse...

Existe um Orgão, semelhante à ANTT, que regulamenta as atividades de transportadores maritimos de capital estrangeiros, no pais?
ncodo