sexta-feira, 18 de março de 2011

Meu maior concorrente é o corruptor

Cresci ouvindo meu pai, Delegado de Polícia honesto (porque o assombro? Existem Delegados de Polícia honestos), que a corrupção é o mal da humanidade.

Meu pai era extremamente respeitado na Polícia por ser extremamente ativo, organizado, disciplinado, mas lutava insanamente para conseguir promoções por mérito, conseguindo-as na maior parte das vezes apenas por tempo de serviço.

Já os conhecidos Delegados bandidos, quadrilheiros, mulherengos e os bebedores contumazes eram quase sempre promovidos por merecimento, especialmente os bajuladores do Delegado Geral e os alimentadores do sistema corrupto policial.

Os Delegados corruptos foram os maiores concorrentes do meu pai.

Meus maiores concorrentes não são os corruptos; são os “corruptores’.

O brasileiro está acostumado ao achaque, à chantagem, à bandalheira e parece gostar disso.

E o importador adora isso. Adora ser achacado e bancar o corruptor. E conta isso com ar de superioridade, de desdém.

Se um cliente, importador, habitual, chega para mim com um problema relativamente complicado, mas resolúvel, eu apresente a possível solução. Mas isso tem um custo de honorários, nem sempre alto. Um valor justo, correto.

Depois de um tempo aparece o importador dizendo que “o despachante disse que o Fiscal pediu” determinado valor, valor este muitas vezes inferior aos honorários propostos.

Pronto! Dito e feito: O importador acata a chantagem e prefere pagar para resolver o caso e eu perco o cliente. Muitas vezes, nestes casos, ou o despachante está mentindo que o fiscal está pedindo dinheiro ou o fiscal está pedindo mesmo.

E o despachante dá a “mordidinha”, afinal “trabalhou” para o êxito da causa.

Mas o mais engraçado é quando o cliente paga. Mesmo eu alertando que não existe nenhuma infração. Neste caso o próprio funcionário da empresa importadora está “embolsando” o dinheiro enquanto a fiscalização não criará nenhum embaraço porque o problema não existe. Se o problema existe, ok, problema resolvido. Porém o fiscal pediu infinitamente menos do que a empresa pagou.

Lembrem-se: Aquele que se propõe a levar o dinheiro sempre pede mais do que o corrupto exige e “morde” uma boa parte da “bolada”. Ou seja, o “avião” sempre “embolsa” algo do importador “otário”.

E assim vai a advocacia, perdendo clientes para seu maior concorrente: o carregador da mala, o facínora, o escroque corruptor.

P.S.:

1.) Usei gírias porque bandidos adoram gírias. Se eu rebuscar demais o palavreado eles não conseguem ler.

2.) Ah, se alguma entidade de classe vier me importunar, lembre-se: Estou falando de corruptores e corruptos e não de determinadas classes. Existem corruptos e também honestos nas seguintes classes: Fisco, Despachantes, Delegados, Juizes, Promotores, Médicos, Dentistas, Contadores, empresários, etc.

3.) Ok. Se a carapuça serviu mande-me o maldito e-mail , mas aviso que ele seguirá direto para a caixa anti-spam.

4.) Finalmente: Adoro tecnologia e dou a dica para acabar com a corrupção. Hoje temos gravadores digitais, celulares-gravadores, mini-câmeras, etc. São excelentes para flagrar corruptos. Eu tenho vários destes brinquedinhos. Se alguém quiser emprestado é só avisar. Mas lembrem-se, só podem gravar se participarem da conversa, senão será crime ok?

Bom final de semana a todos.


- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário: