terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Ouvidoria do MDIC registra recorde de manifestações em janeiro

15/02/2008

Ouvidoria do MDIC registra recorde de manifestações em janeiro

A ouvidoria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) registrou valor recorde de manifestações em janeiro. Foram 125 atendimentos no mês, valor 145% maior que o número de manifestações recebidas em janeiro de 2007. O atendimento equivale a cerca de 30% do que foi registrado em todo ano passado.

De acordo com dados do Relatório de Atividades da Ouvidoria, os 125 atendimentos foram divididos da seguinte forma: 64 solicitações, 53 reclamações, 4 elogios, 3 sugestões e 1 denúncia. O documento mostra que esse aumento deve-se ao número de solicitações e reclamações relativas a operações de comércio exterior, principalmente licenciamento de importação.

Para o ouvidor do MDIC, Sandro Ricci, o aumento no número de solicitações reflete também o incremento do comércio exterior brasileiro. “O crescimento da demanda da Ouvidoria deveu-se, principalmente, à alta observada nas importações brasileiras, que, apenas em janeiro deste ano, cresceram quase 50%. Com esse aumento, os técnicos precisam de um prazo maior para analisar os pedidos de licença de importação, que estão sujeitos a esse tipo de controle. Isso gerou uma certa insatisfação no importador, que, em condições normais, tinham seus pleitos analisados em menos de uma semana”, ressaltou. Ele lembra que, em janeiro de 2008, as vendas brasileiras ao mercado internacional cresceram 20,9% e as compras 45,6%, sobre o desempenho das operações no mês de janeiro de 2007.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2109.7190 e 2109.7198
ascom@desenvolvimento.gov.br

Nenhum comentário: