quinta-feira, 3 de abril de 2008

Greve de auditores da Receita pode elevar preços no varejo, diz Fecomercio

02/04/2008 - 15h14

Publicidade

da Folha Online

A greve dos auditores da Receita Federal poderá provocar aumento de preços no varejo devido ao risco de desabastecimento da indústria, avaliou a Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) nesta quarta-feira.

"Não cabe a Fecomercio discutir o mérito da greve, mas sim os planos de contingência, que jamais existem no Brasil", afirmou a entidade, que reclamou ainda, a necessidade de o país investir em infra-estrutura. "Só assim, as projeções de incremento de 25% a 30% no fluxo comercial [compras e vendas] em 2008 poderão se concretizar."

A paralisação dos auditores fiscais da Receita se arrasta há 16 dias. Entre as indústrias que mais sofrem as conseqüências estão as do setor elétrico e eletrônico, dependentes da importação de componentes, conforme a Abracex (Associação Brasileira de Comércio Exterior).

A Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) afirmou na última segunda-feira (31), por meio de nota, que "os estoques de componentes na indústria são bastante reduzidos, situação essa que pode se agravar com a paralisação da produção, se o ingresso de componentes importados não for normalizado logo".

Ainda segundo a nota, o presidente da Eletros, Lourival Kiçula, disse que a paralisação pode prejudicar oferta de itens eletroeletrônicos para o Dia das Mães.

Com a colaboração da Folha

Nenhum comentário: