quarta-feira, 21 de março de 2012

País tem a maior importação de produtos industriais em 15 anos

Setores de informática e petróleo tiveram maiores crescimentos

 

Em meio à valorização do real em relação ao dólar, quase 20% dos produtos industriais vendidos no Brasil em 2011 foram importados.

 

É o maior percentual desde 1996, quando começou a série histórica divulgada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

 

O câmbio não foi o único fator que influenciou esse cenário, segundo a CNI.

 

A entidade aponta ainda o crescimento da economia doméstica, a crise mundial, que gera excedentes de produtos manufaturados, e a alta do chamado "custo Brasil".

 

Para a CNI, todos esses fatores foram fundamentais para o consumo recorde de 19,8% de importados.

 

"Cada vez mais o consumo pertence aos importados. Isso mostra que o setor industrial vai contribuir cada vez menos para a economia brasileira", afirma Flávio Castelo Branco, economista da entidade empresarial.

 

MAIORES ALTAS

 

Os grupos de produtos em que a fatia de importados mais cresceu foram informática, eletrônicos e produtos ópticos -de 45,4% em 2010 para 51% no ano passado- e derivados de petróleo e biocombustíveis -com crescimento de 17,8% para 23,3% no mesmo período.

 

A participação de insumos importados no total utilizado pela indústria brasileira também foi recorde no ano passado: 21,7%, segundo a entidade empresarial.

 

Em quatro setores a participação dos insumos superou os 40%: informática, eletrônicos e ópticos, metalurgia, farmoquímicos e farmacêuticos e químicos.

 

EXPORTAÇÕES

 

No ano passado, as exportações recuperaram sua participação na produção nacional, chegando a uma fatia de 19,8%, coincidentemente o mesmo percentual registrado pelas importações.

 

Nesse caso, entretanto, o número não foi recorde histórico, já que em 2004, por exemplo, as vendas para outros países chegaram a absorver 22,9% da produção industrial brasileira.

 

O peso das exportações na produção foi liderado pelas indústrias ligadas a commodities, como por exemplo o setor de extração de minerais metálicos.

 

Esse segmento vendeu ao mercado externo 84% da produção anual.

 

Os cálculos da CNI foram feitos a partir de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da FGV (Fundação Getulio Vargas).

 

(aspas)

 

 

Por : Maeli Prado, de Brasília, Jornal "Folha de São Paulo"  20/03/2012

 

 

Nenhum comentário: