quarta-feira, 21 de março de 2012

Navio porta-contêiner construído no Brasil é premiado no exterior

Log-In Jacarandá foi financiado pelo PAC e fabricado em um estaleiro fluminense.

RIO - Um dos primeiros frutos da indústria naval brasileira, incentivado pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o navio Log-In Jacarandá foi escolhido como um dos destaques do setor no mundo pela pesquisa Significant Ships of 2011. A embarcação é o primeiro porta-contêiner construído no País nos últimos 20 anos. Para viabilizar sua construção foram investidos R$ 1 bilhão pela empresa, que contou com financiamento do FMM (Fundo da Marinha Mercante), tendo o BNDES como agente financeiro.

O navio tem capacidade de transporte de 2.800 TEUs, o que equivale a, aproximadamente, 38 mil toneladas de porte bruto. A embarcação pesa, quando vazia, dez mil toneladas e, quando cheia, pode atingir 47 mil toneladas. As dimensões do porta-contêiner atingem 218,45 metros de comprimento total, 29,8 metros de boca (largura), 11,6 metros de calado máximo.

A indústria naval nacional não construía este tipo de embarcação há 20 anos e a sua produção foi possível, por meio, de recursos do PAC. Além deste navio, a Log-In tem mais sete navios encomendados no EstaleiroIlha (RJ). Dentre esta encomenda contam cinco navios do tipo porta-contêiner e dois graneleiros.

Mais

A Log-in é uma empresa ligada a Vale especializada no transporte de contêineres porta a porta, utilizando transporte marítimo, ferroviário e rodoviário. A companhia ainda conta com centros para armazenagem de carga.

(aspas)

Fonte : Jornal "O Estado do Maranhão" 16/03/2012

Nenhum comentário: