Durante o 28º Enaex, realizado na semana passada, no Hotel Glória/Rio de Janeiro, o secretário de comércio e serviços (SCS) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Édison Lupatini, abordou a política de comércio e serviços, que dará novo patamar ao comércio brasileiro de serviços.
Lupatini informou que em 2007 a exportação de serviços deverá alcançar a cifra de 18 bilhões de dólares, com 0,7% de participação no mercado mundial das exportações de serviços.
Ele destacou algumas ações que estão sendo conduzidas pela SCS, como a realização de estatísticas com base na balança comercial brasileira de 2006. Segundo o “Panorama do Comércio Internacional – Dados consolidados de 2006, uma publicação do MDIC, o setor de prestação de serviços no Brasil é estratégico: o país possui um milhão de empresas de serviços, que empregavam, em 2005, 17 milhões de pessoas, com tendência de crescimento de um milhão de novos empregos ao ano. Mais de 80% dos empregos urbanos estão ligados ao setor. Foram mapeadas 23 mil empresas que exportam serviços atualmente.
O secretário informou ainda que, em conjunto com a Apex, Banco do Brasil, Confederação Nacional do Comércio e Sebrae, o MDIC está elaborando cartilha sobre exportação de software. Também está treinando as empresas em exportação de serviços.
Outra ação destacada por Lupatini é a criação do Siscoserv - "Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, em conjunto com o Serpro. Dentre os planos da SCS está a implantação do módulo “Exportação”, em 2008, e o módulo “Importação”, em 2009.
Fonte : Comunicação Social do Serpro, 28 de novembro de 2007
Custom Comércio Internacional Ltda.
Gerente
Nenhum comentário:
Postar um comentário