sexta-feira, 30 de maio de 2008

LOBO EM PELE DE CORDEIRO

Seu despacho caiu no canal vermelho e o fiscal pediu um dinheiro para liberar”..., é a frase que mais se houve dos despachantes...e importador, desesperado para liberar suas mercadorias e atender seus clientes, cai na conversa fiada do despachante.

Quantos não foram os fiscais que levaram fama quando na verdade quem levou o dinheiro do importador foram os próprios despachantes.

Desonestidade é um desvio e uma falha de caráter que atinge a muitos, mas é impressionante como alguns despachantes têm merecido o adjetivo mais do que os próprios fiscais.

Importadores abram seus olhos. Seu despachante pode falar que o fiscal “da ponta” está pedindo dinheiro, mas muitas vezes isso é mentira. Vocês pagam e quem leva o dinheiro suado é o seu “despachante de confiança”.

Dêem um despacho a outro despachante, com o mesmo produto e a mesma NCM, e se possivel em outra zona primária. Posso apostar que vocês conseguirão a tão desejada CI rapidamente sem o maldito papinho furado da milagrosa propina.

Os despachantes são profissionais honrados (tenho parentes que labutam nesta área) e que não merecem levar a fama por causa de poucos desonestos. Igualmente honestos são a maioria dos fiscais que não merecem receber a fama de desonestos.

Este país ainda irá mudar! Não dê propina a qualquer maldito que a exija!

2 comentários:

Paulo Werneck disse...

Assiste razão ao autor. Lembro-me com nitidez uma tarde em que eu estava substituindo o Inspetor da Alfândega de Paranaguá e recebi uma ligação de um empresário de São Paulo, extremamente irritado pois a sua mercadoria teria chegado ao porto há mais de 30 dias e nada de ser desembaraçada.
Identifiquei-me e pedi para o cavalheiro me informar o número da Declaração de Importação, pois seria bastante difícil localizá-la sem isso (estávamos no tempo da declaração em papel, antes portanto do Siscomex Importação).
Não sabia. Foi se informar. Algum tempo depois ligou com o número.
Pedi uma meia hora para pesquisar o assunto e cinco minutos depois tive os dados na mão: a referida DI havia sido protocolizada na véspera.
Quando o empresário ligou novamente, informei-lhe do fato e pude esclarecer que provavelmente no dia seguinte estaria liberada, no máximo dois dias depois, pois àquela época, apesar da quantidade mínima de fiscais lotados na unidade, havíamos conseguido reduzir muito os tempos de despacho.
Silêncio no outro lado da linha. Aguardei um bom tempo até que o empresário se recobrou, pediu desculpas, agradeceu e desligou.
O que estaria por trás desse diálogo?
Talvez o despachante tenha simplesmente atrasado ao máximo a protocolização da DI para, paciência esgotada do empresário, apresentar a sugestão de molhar a mão dos fiscais.
Mas não sei e não me interessei em saber.
Só que eu mudaria a conclusão do artigo: nunca dê propina a ninguém, salvo, por óbvio, a propina no bom sentido, que significa gorjeta, que os bons garçons merecem.

Anônimo disse...

Despachante aduaneiro é preso por tentativa de extorsão em SP
Segundo Polícia Federal, despachante foi preso após receber R$ 50 mil de empresário.
Ele foi detido com ajuda de câmeras de segurança de shopping na Zona Sul.
Do G1, em São Paulo entre em contato


Um despachante aduaneiro foi preso em flagrante nesta quarta-feira (11/04/2007) pela Polícia Federal por tentativa de extorsão na Zona Sul de São Paulo.

Segundo a PF, por volta do meio-dia, Édson Cláudio S., de 35 anos, tentava extorquir R$ 50 mil de um empresário paulista para a liberação de mercadorias do entreposto fiscal do bairro de Interlagos.

Ele foi detido com a ajuda das câmeras de segurança do shopping SP Market, que filmaram Édson andando pelo shopping até o momento em que ele recebeu das mãos do empresário um envelope com o dinheiro. Ele foi preso na saída do local e encaminhado à Superintendência da Polícia Federal em São Paulo.

Édson deverá responder pelo crime de extorsão e, caso seja condenado, poderá cumprir pena de 4 a 10 anos de prisão e pagar multa a ser estipulada.

G1 no seu celular.
Assine agora!