domingo, 10 de agosto de 2008

CONCURSO PÚBLICO PARA ANALISTA DE COMÉRCIO EXTERIOR

Estão abertas as inscrições para concurso público para o cargo de Analista de Comércio Exterior.

Vejam em:


http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=1&menu=1896&refr=1666


A Carreira de Analista de Comércio Exterior – ACE – foi criada pela Lei no 9.620, de 2 de abril de 1998, com objetivo de aparelhar o Estado com um corpo técnico de alta qualificação, capaz de atuar nas diversas atividades do Governo Federal relacionadas ao comércio internacional.

Integra o Grupo Gestão, dentro do Poder Executivo Federal, juntamente com as carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental - Gestor, Analista e Técnico de Finanças e Controle - TFC e AFC, Analista e Técnico de Orçamento, Técnicos de Planejamento do IPEA.

Os Analistas de Comércio Exterior têm atribuições voltadas às atividades de gestão governamental, relativas à formulação, implementação, controle e avaliação de políticas públicas de comércio exterior. No dia-a-dia, atuam em diversas atividades como, negociações internacionais, defesa comercial, operações comerciais, promoção comercial, financiamento às exportações, propriedade intelectual, meio ambiente no comércio internacional, implementação de medidas da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior - PITCE, entre outras.

Conforme o Decreto nº 2.908, de 29 de dezembro de 1998, os 280 cargos criados pela Lei nº 9.620/98 foram assim distribuídos: 230 para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; 15 para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; 15 para o Ministério das Relações Exteriores; 10 para o Ministério da Fazenda; e, finalmente, 10 para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Existem hoje cerca de 220 Analistas de Comércio Exterior, dos quais a grande maioria lotada no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que ingressaram na carreira por meio de três concursos públicos, realizados em 1998, 2001 e 2002. No mês de outubro de 2004, 13 Analistas foram redistribuídos para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os Analistas lotados no Ministério do Desenvolvimento podem ainda ser alocados na Câmara de Comércio Exterior ou, por tempo determinado, para a realização de outras atividades consideradas estratégicas de Governo relacionadas ao comércio exterior, expressamente definidas, mediante ato do Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A importância de o Brasil ter um corpo técnico especializado em comércio internacional torna-se, cada vez mais, imperiosa, principalmente em virtude da necessidade de melhor aproveitar o potencial exportador do País e da importância do comércio exterior para o desenvolvimento nacional.

Nesse sentido, um dos principais objetivos da AACE é trabalhar internamente e junto aos órgãos governamentais envolvidos para ampliar o quadro técnico de Analistas de Comércio Exterior, de forma a aparelhar o Estado na gestão pública do comércio exterior brasileiro, e para estimular a contínua formação e capacitação dessa equipe especializada, com a finalidade de deixar o Brasil mais preparado para enfrentar os grandes desafios dos cenários nacional e internacional.

Fonte: AACE - Associação dos Analistas de Comércio Exterior

Nenhum comentário: