quarta-feira, 30 de maio de 2012

Auditores fiscais realizam operação padrão em portos e aeroportos


www.portogente.com.br


por Redação *

Os auditores fiscais da Receita Federal fazem nesta quarta-feira (30) uma mobilização nos portos, aeroportos e fronteiras do País. No Porto de Santos, litoral paulista, a ideia é repetir o ato realizado no dia 9 de maio, quando nenhuma carga foi despachada durante 24 horas, devido à operação-padrão.

"Serão liberadas apenas as emergenciais como perecíveis, medicamentos e consumo de bordo", informa o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita (Sindifisco). Mas os detalhes do Dia Nacional de Mobilização e Advertência ainda serão definidos em assembleia marcada para a manhã desta quarta.


Mercadorias demoram até 50% a mais para ganhar liberação com a Maré Vermelha

De acordo com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), dez navios devem atracar no porto santista, a partir das 7 horas.

A mobilização ocorre no momento em que os produtos importados estão demorando mais tempo para serem liberados por causa da Operação Maré Vermelha, que visa combater fraude e contrabando, tornando mais rigoroso o processo de inspeção de mercadorias.

A categoria não informa o índice de reajuste pedido, mas afirma que reivindica “as perdas acumuladas nos últimos quatro anos e melhorias nas condições de trabalho”, diz a assessoria do Sindifisco. Eles farão ainda um ato, às 14 horas, na porta da Alfândega de Santos.

Os auditores ainda aguardam nesta quarta uma proposta do Governo Federal. A última negociação salarial ocorreu em 2008 e nada foi definido até agora. Não está descartada a possibilidade de deflagração de greve na segunda quinzena de junho.

“A situação pode agravar a liberação de mercadorias no Porto, que ficou mais complicada desde a implantação da Operação Maré Vermelha, uma vez que o volume de trabalho tem superado a capacidade operacional”, analisa o especialista em portos, Hélio Hallite.

Nenhum comentário: